Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE CONCEITUAL-TEÓRICA DA TEMÁTICA OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) NO CAMPO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Anderson Antonio de Lima
Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Memorial Responsável pela submissão
2 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
Universidade Nove de Julho - UNINOVE - PPGA / UNINOVE

Reumo

Reforçando a importância da colaboração internacional a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu metas para os países sobre ODS, em 2015 para mensurar o progresso em direção à sustentabilidade, eliminando a pobreza e a fome, promovendo a inovação e o crescimento econômico (ONU, 2015). Esses objetivos são desenvolvidos por meio da cooperação internacional e interdisciplinar e indica-se que os países podem designar estratégias auto-adequadas (ONU, 2015 ). Nesse cenário, os ODS, compostos por 17 objetivos e 169 metas para promover a transformação no mundo.
Apesar da relevância da temática e dos impactos dos objetivos de desenvolvimento sustentável em todas as nações, a literatura não apresenta elementos que possibilitem identificar como o fluxo de pesquisa evoluiu ao longo do tempo, entender a evolução das pesquisas sobre a temática podem gerar novos insights e fornecer novas maneiras de implantar objetivos de desenvolvimento sustentável, neste sentido este estudo trata-se de uma análise bibliométrica que visa identificar como o domínio de conhecimento sobre objetivos de desenvolvimento sustentável surgiu e evoluiu no campo de ciências sociais.
Os ODS enfatizam de forma explícita o papel crítico das empresas para que as nações alcancem estes objetivos, uma vez que as organizações são agentes de transformação social e econômica e contribuem para o desenvolvimento econômico e social dos países onde operam (Toro-Frias et al. 2016). A sustentabilidade ao longo do tempo vem sendo incluída nas decisões estratégicas das organizações e com as pressões dos stakeholders se tornou um elemento essencial na busca de vantagens competitivas pelas organizações (Toro-Frias et al. 2016, Palmer et al. 2019).
Trata-se de um estudo revisional, elaborado por meio de uma análise bibliométrica, sendo que esta técnica permite o mapeamento do surgimento e evolução de um campo científico, inclusive possibilita identificar os autores mais citados/influentes, instituições dos autores, redes de cooperação entre autores, recorrência de palavras chaves e estudos fronteiriços sobre um determinado tema (Zupic & Cater, 2015). Estudos bibliométricos em geral são realizados para identificar a tendência de crescimento do conhecimento em determinada disciplina, correntes teóricas existências e obsolescências.
A análise bibliométrica realizada possibilitou identificar por meio do mapa de cocitação a estrutura intelectual que norteia a evolução dos estudos sobre objetivos de desenvolvimento sustentáveis no campo de ciências sociais aplicadas. Esta técnica possibilitou a identificação de sete clusters, o cluster mais importante investigou a interpelação entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis ODS. O mapa de pareamento bibliográfico realizado identificou sete clusters de estudos sobre responsabilidade social corporativa no campo de ciências sociais aplicadas.
O objetivo deste estudo foi realizar uma análise do surgimento, evolução e estudos emergentes sobre ODS no campo de ciências sociais aplicadas e identificou, através do pareamento bibliográfico, as fronteiras das áreas de estudos sobre a temática abordada, assim como as tendências de pesquisas e insights para estudos futuros. A principal contribuição deste estudo, é de caráter exploratório e vai além de mapeamento da evolução teórica-conceitual, suas principais influências teóricas, correntes teóricas existentes e as frentes teóricas atuais sobre ODS.
Birkle, C., Pendlebury, D. A., Schnell, J., & Adams, J. (2020). Web of Science as a data source for research on scientific and scholarly activity. Quantitative Science Studies, 1(1), 363-376. Bonini, S., & Swartz, S. (2014). Profits with purpose: How organizing for sustainability can benefit the bottom line. McKinsey on Sustainability & Resource Productivity, 2(1), 5-15. Botkin, J. W., Elmandjra, M., & Malitza, M. (2014). No limits to learning: Bridging the human gap: The report to the club of Rome. Elsevier.