Resumo

Título do Artigo

A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, SOB A ÓTICA DA LITERATURA
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Leydinara Santos de Oliveira
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2 - Maria Tamires da Costa Mota
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3 - Lucas de Souza
Centro Universitário Fametro - Unifametro - Carneiro da Cunha Responsável pela submissão

Reumo

A gamificação nas empresas tendem a tomar proporções estratégicas para os resultados. Muito se fala em mudanças de comportamento e hábitos dentro das organizações para que seus colaboradores tragam melhores desempenhos nas atividades, assim, como produtos e serviços mais atrativos para as empresas. Na atualidade do mundo corporativo, essa ferramenta tem se tornando uma excelente oportunidade de desenvolver os colaboradores a partir de uma abordagem criativa e lúdica.
Diante do contexto descrito, essa pesquisa apresenta a seguinte questão de pesquisa: Como a gamificação pode contribuir para o desenvolvimento de pessoas nas organizações contemporâneas? Para responder a essa indagação, a presente pesquisa busca, como objetivo geral, compreender como a gamificação pode ser utilizada no desenvolvimento de pessoas nas empresas atuais, sob a ótica da literatura.
Os jogos são fortes atrativos para os seres humanos por se tratar de algo inovador e por proporcionar diferentes sensações e sentimentos para aqueles que os utilizam. Os jogos, de alguma forma, estão ou estiveram presentes na vida de todos os povos (NARAZAKI; CICMANEC, 2017). Com o passar dos anos e com a introdução da era tecnológica, os jogos saíram de uma esfera de diversão e ganharam novos formatos e propósitos no ambiente corporativo (BOHNENBERGER, 2018).
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para execução da pesquisa, inicialmente foram levantadas fontes teóricas, após o levantamento, as fontes foram lidas e os recortes foram utilizados para análises do presente trabalho.
Para análise de dados foi utilizado os procedimentos descritos por Minayo (2010) que abrange as seguintes fases: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados obtidos e interpretação (GOMES, 2002).
Conclui-se que a eficácia da gamificação nas grandes organizações é de grande potencial. A diversidade de ferramentas ofertadas no mercado, trazem novas formas e práticas de trabalho, estimulando a participação dos colaboradores em ações e resultados, onde atingem-se engajamento, interação, trabalho em equipe e desenvolvimento profissional. Assim, a gamificação implantada de forma assertiva e dentro da realidade da empresa contribui diretamente para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.
CARDOSO, C.R; ANSELMO, F.L.M; FERNANDES, J.A.T; FILHO, J.F; GRITTI, N.H.S. Gamificação: uma estratégia para engajamento e motivação dos funcionários. Revista Eletrônica Thesis, São Paulo, n. 29, p. 57-76, 2018. Disponível em: http://www.cantareira.br/thesis2/ed_29/materia5.pdf. Acesso em: 16 abril 2021. FILHO, A.T.P.F; SANTOS, J.C.G.S. Gamificação: dos jogos à gestão de pessoas. Revista Elite: Educação, Linguagens e Tecnologias, Bahia, v.1, n.1, 2019.