Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE EM TI: Percepção de Profissionais de um Órgão Público
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - THAIS FRISSO MIRAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ - FACC - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - Franklin Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis FACC
3 - Monica Zaidan Gomes
- Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGCC/FACC/UFRJ

Reumo

O avanço tecnológico tem ocorrido de forma acelerada devido à percepção que as instituições tiveram quanto às trocas de informações e sua representatividade para o patrimônio. O ciclo de vida curto dos componentes e o descarte do que se torna obsoleto, compromete a sustentabilidade ambiental. Na área pública, estudos demonstram que as práticas de TI Verde estão razoavelmente disseminadas na gestão de instituições públicas. A administração pública requer dos seus gestores maior preparo, o que exige a articulação de conhecimentos de diversas áreas num esforço interdisciplinar.
Este estudo tem o propósito de responder a seguinte questão de pesquisa: Qual a percepção dos estudantes Intendentes da Marinha do Brasil sobre a importância das práticas sustentáveis em TI na Instituição e suas contribuições para a implementação dessas práticas? Ao considerar estes profissionais militares como agentes de fomento das práticas sustentáveis em TI na Organização, este trabalho vem com o objetivo de analisar a percepção dos estudantes Intendentes da MB, sobre a importância das práticas sustentáveis em TI na instituição e suas contribuições para a implementação dessas práticas.
A sociedade começou a despertar para o impacto ambiental advindos dos investimentos em TI/SI promovidos pelas organizações focadas outrora exclusivamente na lucratividade, os conflitos com os recentes conceitos de sustentabilidade tornaram-se evidentes e precisaram ser harmonizados (Silva et al., 2020). A TI verde foca em práticas sustentáveis na condução das tarefas de processamento de informações das organizações. As estratégias de TI verde compreendem três áreas principais: gestão de ativos de TI; eficiência no consumo de energia; e práticas verdes em TI (Bose &; Luo, 2011).
A abordagem deste estudo classifica-se como pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo de pesquisa exploratória, com procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental, levantamento e estudo de caso (Prodanov & Freitas, 2013). O estudo de caso está voltado para aplicação imediata de conhecimentos em uma realidade circunstancial (Gil, 2008). Foi reaplicado o questionário (com adaptações) do estudo How green is accounting? Brazilian students’ perception da International Journal of Sustainability in Higher Education, de 2019.
Foi realizada pesquisa com 72 Intendentes de cursos de especialização e aperfeiçoamento, por meio de questionário fechado eletrônico. Os principais resultados foram: 89% dos alunos indicaram ser de muita ou extrema importância gerenciar o ciclo de vida dos equipamentos de TI, seguido da prática de monitorar o consumo de energia/emissões de poluentes, representando 77%. A prática sustentável em TI, que os Oficiais alunos Intendentes acreditam que mais podem contribuir, é contratar energia limpa/renovável, que aparece com 68%, seguido de especificar compras sustentáveis de TI, com 66%.
De forma geral, os Intendentes consideram importantes as práticas de sustentabilidade em TI/SI, porém quanto à contribuição para implementação dessas práticas, ainda restam alguns elementos que precisam ser ajustados, para que, de fato, possam contribuir com TI verde. Mesmo a TI sendo um assunto de rotina e recorrentemente usual aos gestores públicos, questões técnicas ainda não são totalmente conhecidas, independentemente do tempo de profissão, e para isso, acredita-se que seja necessário um diagnóstico com a finalidade de promover conhecimentos de sustentabilidade em TI/SI ao gestor público.
Bose, R., & Luo, X. (2011). Integrative framework for assessing firms’ potential to undertake Green IT initiatives via virtualization - A theoretical perspective. Journal of Strategic Information Systems, 20(1), 38–54. https://doi.org/10.1016/j.jsis.2011.01.003 Silva, R. J. da, Tommasetti, R., Gomes, M. Z., & Macedo, M. Á. da S. (2020). How green is accounting? Brazilian students’ perception. International Journal of Sustainability in Higher Education, 21(2), 228–243. https://doi.org/10.1108/IJSHE-07-2019-0232