Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR E LOGÍSTICA REVERSA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Iasmim Taisle Gomes Vanderlei de Almeida
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - SEDE - Campus Recife Responsável pela submissão
2 - Ana Regina Bezerra Ribeiro
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede
3 - Leila Lopes Ramalho
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - SEDE
4 - Ruan Samuel Chaves de Araujo
Universidade de Pernambuco - UPE - UPE-POLI
5 - Leandro de Sousa Floriano
-

Reumo

Com o objetivo de minimizar os impactos ambientais causados pelo Sistema Econômico Linear, a Economia Circular atua no fechamento do ciclo de vida do produto, visando utilizá-lo de forma eficiente no processo produtivo, para minimizar os desperdícios e a geração de resíduos (MORSELETTO, 2020, ELLEN MACARTHUR, 2021). No contexto da circularidade, a Logística Reversa é um instrumento que opera no retorno dos bens de pós-consumo ou pós-venda ao ciclo produtivo, para que esses resíduos sejam tratados e se tornem aptos para a manufatura de novos produtos (BRASIL, 2010, ARAÚJO, 2021).
Diante disto, investigar qual é a relação entre a Economia Circular e Logística Reversa, é a questão de pesquisa deste trabalho. Dessa forma, a proposta do artigo é analisar, através de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), as interconexões dos temas abordados. Torna-se relevante identificar como os dois termos se complementam, ou seja, a relação entre ambos e sobretudo destacar a importância dessa união para a sociedade e o meio ambiente, destacando os papéis dos agentes e a implementação dos dois conceitos.
Em sua definição, a EC é caracterizada como um Modelo Produtivo antagonista ao Modelo Produtivo Linear, em que se baseia nos princípios da eliminação do lixo e da poluição; da circularidade dos produtos e materiais no sistema produtivo e na regeneração da natureza (ELLEN MACARTHUR, 2021). Por sua vez, a Logística reversa é definida por um conjunto de ações cujo objetivo é viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos ao setor produtivo, para o reaproveitamento do seu ciclo ou em outros ciclos de produção, ou para seu descarte ambientalmente correto (BRASIL, 2010).
A pesquisa se configura como uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, utilizando a revisão sistemática da literatura como forma de levantar as informações precisas sobre a relação entre a Economia Circular e Logística Reversa, com base no checklist 2020 PRISMA - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises).
Os resultados da pesquisa apresentam duas categorias que explicam as inter-relações entre EC e LR. A categoria de Agentes é caracterizada por atores (Usuário Final, Industrias/Empresas, Governo e Associação de Catadores) que influenciam o processo de implementação, a deliberação, execução e eficiência das ações de LR e EC. Enquanto a categoria Implementação objetiva reunir informações sobre os fatores (Gestão Estratégica, Design do Produto, Indústria 4.0, Tecnologias e Sistemas de Informações) que influenciam a implementação dos processos de LR e dos princípios de EC.
A pesquisa concluiu que há um alto nível de proximidade entre os conceitos estudados, visto que enquanto a EC é um sistema econômico alternativo ao sistema linear utilizado em massa, a LR pode ser considerada um instrumento ou ferramenta utilizada para auxiliar no fechamento do ciclo de um produto ou material. Em adição, outra contribuição importante do estudo trata da importância da influência gerada pelos agentes que permeiam a relação entre EC e LR, posto que podem atuar tanto como incentivadores quanto facilitadores nos processos de implementação ou até na eficiência da RL e EC.
MORSELETTO, Piero. Targets for a circular economy. Resources, Conservation and Recycling, v. 153, p. 104553, 2020. ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. O que é Economia Circular? Online: EMF, 2021. ARAÚJO, Raquel Chave de; MACÊDO, Maria Erilúcia Cruz. Logística Reversa: Conceitos, Relevância e Comportamento Sustentável/Reverse Logistics: Concepts, Relevance and Sustainable Behavior. ID on line. Revista de psicologia, v. 15, n. 55, p. 216-225, 2021. BRASIL, Presidência da República. Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010: Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasília, 2010.