Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento de um modelo holístico de Planejamento Estratégico no Ministério da Saúde
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Lucas dos Santos Matos
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Engenharia de Produção Responsável pela submissão
2 - Monique Regina Bayestorff Duarte
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Centro Sócieconômico
3 - Amanda da Silva Camargo
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
4 - Manuela Coelho Perez
-
5 - Igor Simões Ferreira da Silva
-

Reumo

Para implementar com sucesso um plano estratégico (PE), uma organização deve compreender sua situação atual, suas metas, as ações necessárias e os efeitos dessas ações no ambiente organizacional. O cumprimento desses estágios são cruciais para a efetiva conclusão do PE. Sabendo da relevância do planejamento estratégico para todos os diferentes tipos de organizações, sobretudo as do setor público, esse estudo propõe o seguinte problema de pesquisa: como desenvolver o planejamento estratégico em um órgão do setor público, considerando a visão holística de uma unidade organizacional?
Estabeleceu-se como objetivo deste artigo construir um modelo de planejamento estratégico para uma unidade do setor público - a Subsecretaria de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde - de modo que permita aos seus administradores o controle e a avaliação dos seus processos de trabalho e possibilite a sustentabilidade institucional, por meio de uma gestão integrada, observando o alinhamento do seu planejamento superior.
Organizações públicas devem utilizar o PE como um instrumento para alcançar melhores resultados de gestão, seja na eficiência dos gastos públicos ou no atendimento à sociedade, alinhado às políticas públicas e normas que regulamentam os setores de atuação, permitindo seu acompanhamento (Corrêa, 2007). Assim, torna-se útil adotar um processo sistematizado para apoiar a construção de um instrumento útil, que considere aspectos relevantes às pessoas da organização e conduza ao bom desempenho público e à executabilidade da estratégia (Olivier et al., 2018; Saari, 2018).
Para responder ao objetivo proposto no trabalho, adotou-se uma abordagem qualitativa, com procedimentos técnicos relacionados a um estudo de caso e à pesquisa-ação. Adotou-se o ciclo de planejamento estratégico consolidado por Matos et al. (2021), sobre o qual foi possível desenvolver as etapas e concluir o modelo. Os facilitadores conduzem o desenvolvimento das etapas para, ao final, entregar um plano estratégico que contenha os elementos produzidos e permita o acompanhamento da execução das estratégias definidas.
Definiu-se a missão, visão e valores, seguida da análise do ambiente interno e externo. Na sequência foram estabelecidas três perspectivas, desdobradas em onze objetivos estratégicos, os quais representam as prioridades para conclusão até 2023. Para possibilitar o alcance e a avaliação dos objetivos, definiu-se setenta ações estratégicas, que direcionam o que deve ser executado para conclusão dos objetivos. Para cada ação, um indicador de desempenho também foi estabelecido, permitindo a mensuração do alcance das metas. Para concluir, definiu-se a forma de acompanhamento e monitoramento.
O conhecimento promovido pelo uso do PE estruturado pode promover novas necessidades informacionais que acarretam na promoção da renovação estratégica organizacional, com a revisão dos elementos do planejamento estratégico, de forma cíclica e processual, visando a melhoria contínua e o aperfeiçoamento dos processos, culminando em maiores oportunidades para fortalecer a sustentabilidade institucional.
Corrêa,I.(2007).Planejamento estratégico e gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de MG. Rev. Adm. Pública,41(3). Matos,L.,et al.(2021).O processo de planejamento estratégico no setor público: consolidação das etapas principais a partir de uma revisão sistematizada. 11º Cong. UFSC de Contr. e Fin. Olivier,A.,& Schwella,E.(2018).Closing the strategy execution gap in the public sector. Int. J. Public Leadership,14(1). Saari,C.(2018).Kent County Health Department: using an agency strategic plan to drive improvement. J. Public Health Manag. and Practice,24.