Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM EDIFICAÇÕES E A CERTIFICAÇÃO LEED: O CASO DE UM EDIFÍCIO DE SERVIÇOS EM SÃO PAULO
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Danielle Midory Oshiro Marques de Souza
FIA Fundacao Instituto Administracao - PROGESA Responsável pela submissão
2 - Leo Tadeu Robles
- Depto. de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração - DECCA

Reumo

Atualmente, 55% da população mundial vive em cidades e geram 50% dos resíduos (Ellen MacArthur Foundation, 2019). Sua geração no Brasil cresceu 19% nos últimos dez anos e calcula-se que 40% tiveram destinação final inadequada e menos de 4% foi destinado para reciclagem (ABRELPE, 2020). Para atenuar o impacto dos resíduos sólidos, uma série de ações vem sendo conduzidas, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, acordos setoriais de logística reversa, entre outros. Organizações vêm buscando certificações como as ISO e LEED para demonstrar aderência e credibilidade de suas práticas.
Este artigo tem como objetivos estudar a gestão de resíduos sólidos em uma edificação de serviços em São Paulo, sua relação com a certificação ambiental certificação LEED for Operations and Maintenance, compreender o cenário da gestão de resíduos sólidos no Brasil e as certificações ambientais para edificações. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica e a realização de um estudo de caso de abordagem qualitativa de um edifício de serviços em São Paulo.
Abordou-se os seguintes temas: Legislação sobre gestão de resíduos sólidos e logística reversa, Desafios da gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil, Regulamentação privada sobre sustentabilidade e gestão de resíduos e Certificações de sustentabilidade de edificações, com destaque à LEED Operation and Maintenance.
A metodologia compreende pesquisa bibliográfica sobre certificações de sustentabilidade em edificações, em especial a LEED, sobre a legislação e situação da gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil e o estudo do caso.
Realizado estudo de caso de condomínio de grande porte de serviços localizado no município de São Paulo, certificado na LEED desde 2021. Focou-se na sua gestão de resíduos sólidos e sua relação com a certificação, além de entrevista semiestrutura com os gestores do condomínio.
A gestão de resíduos sólidos é bem regulamentada no Brasil, apesar de dificuldades na adequada destinação. Na esfera privada, organizações vêm aderindo a sistemas de gestão e adotando controles adequados, interessadas no diferencial de imagem, abertura de novos mercados valorização patrimonial, etc. O estudo de caso possui gestão satisfatória e conclui-se que a LEED influenciou positivamente. Há espaço para melhoria da reciclagem.
ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020. São Paulo: ABRELPE, 2020. BRASIL. Lei Nº12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos CUSHMAN & WAKEFIELD. Torre Nações Unidas - Processo de Certificação LEED Operação e Manutenção v4. 2021. ROBLES, L. T.; LA FUENTE, J. M. Logística reversa: um caminho para o desenvolvimento sustentável. Curitiba: InterSaberes, 2019 U.S. GREEN BUILDING COUNCIL. Reference Guide for Building Operations and Maintenance. U.S. Green Building Council, Washington DC, 2019