Resumo

Título do Artigo

Controles sociais e desempenho da inovação de produtos em startups: efeitos da resiliência estratégica
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Sérgio Lucas de Freitas
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianopolis
2 - Ilse Maria Beuren
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - PPGC
3 - Thiago Tomaz Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade Responsável pela submissão

Reumo

Resiliência é uma característica essencial no modelo de negócios de startups (Sreenivasan et al., 2022) para sobreviver e prosperar em ambientes complicados, incertos e ameaçadores (Lengnick-Hall et al., 2011). Além da superação na presença de crises imprevistas (Duchek, 2020), startups precisam permear a resiliência em suas estratégias organizacionais para otimizar processos e recursos, seja pela antecipação ou exploração de oportunidades advindas de possíveis mudanças e transformações no mercado (Aldianto et al., 2021).
Apesar dos benefícios percebidos da resiliência estratégica (Bardoel & Drago, 2021), há uma carência de evidências sobre como seus elementos representam mecanismos subjacentes que intervêm na relação entre os drivers e os resultados da inovação em startups (Visvizi et al., 2022). A falta de entendimento desses fatores conduz estas empresas à carência de orientação prática em suas atividades (Mota et al., 2022). Desse modo, este estudo objetiva examinar os efeitos da resiliência estratégica na relação entre os controles sociais e o desempenho da inovação de produtos em startups.
A resiliência estratégica representa a capacidade de antecipar possíveis mudanças, promovendo iniciativas autônomas para ajustar e moldar comportamentos inovadores frente à tendências, com a implementação de processos e mecanismos antes da necessidade de recuperação perante eventos inesperados (Välikangas & Romme, 2013).
A população da pesquisa consiste em 2.038 startups em fase de tração listadas no ecossistema brasileiro de inovação da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). No período de outubro de 2021 a maio de 2022, foram enviados por esta rede 2.150 convites para participar da pesquisa, dos quais 1.163 foram aceitos, totalizando 132 respostas válidas. Para realizar o teste do modelo conceitual proposto, aplicou-se a técnica Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling – SEM) por Mínimos Quadrados Parciais (Partial Least Squares – PLS) no software SmartPLS 3.
Os resultados revelam que os elementos da resiliência estratégica são fomentados pelos controles sociais e contribuem para a melhora do desempenho da inovação de produtos nas startups investigadas. Ao considerar os efeitos indiretos, apenas a agilidade improvisada medeia a relação entre os controles sociais e o desempenho da inovação de produtos.
Conclui-se que a análise dos efeitos mediadores da resiliência estratégica na perspectiva multinível sinaliza a importância de empregar elementos sociais e organizacionais na promoção de inovações em startups, em detrimento aos elementos individuais. Este estudo contribui para a literatura ao apresentar evidências empíricas, que para além da relevância dos sistemas de controle gerencial na promoção de inovação em startups, tem-se o papel de elementos estratégicos.
Aldianto, L., Anggadwita, G., Permatasari, A., Mirzanti, I. R., & Williamson, I. O. (2021). Toward a business resilience framework for startups. Sustainability, 13(6), 3132. Chen, R., Xie, Y., & Liu, Y. (2021). Defining, conceptualizing, and measuring organizational resilience: A multiple case study. Sustainability, 13(5), 2517. https://doi.org/10.3390/su13052517 Lengnick-Hall, C. A., Beck, T. E., & Lengnick-Hall, M. L. (2011). Developing a capacity for organizational resilience through strategic human resource management. Human Resource Management Review, 21(3), 243-255.