Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS NO ESTABELECIMENTO DE MÉTRICAS E INDICADORES PARA A AVALIAÇÃO DE IMPACTO DOS NEGÓCIOS SOCIAIS
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - ANDRE HENRIQUE GOMES PEARCE
Universidade Federal de Pernambuco - RECIFE
2 - Geisiane Antonita do Nascimento
Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD/UFPE Responsável pela submissão
3 - Carla Pasa Gomez
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Reumo

Nesse contexto, Barki et al. (2020) afirma que o Empreendedorismo Social (ES) é um movimento que vem ganhando destaque no meio acadêmico e empresarial. O ES é pautado por iniciativas que buscam atender as demandas sociais levando em consideração o contexto dos envolvidos para que soluções sejam idealizadas e implementadas com o objetivo de gerar impacto social positivo. Essas iniciativas, geralmente, são inovadoras, exequíveis, autossustentáveis, reúnem diferentes atores, geram impactos positivos e possibilitam que os resultados sejam avaliados (MURAD et al., 2020).
Quais os principais desafios no estabelecimento de métricas e indicadores para a avaliação de impacto dos negócios sociais? Identificar os principais desafios no estabelecimento de métricas e indicadores para a avaliação de impacto dos negócios sociais.
Há diferentes definições para negócios sociais, porém é comum perceber que características como: solucionar problemas sociais e/ ou ambientais; conseguir autossustentabilidade financeira e atuar conforme a lógica de mercado são comuns entre os diferentes conceitos. Com relação à avaliação de impacto, é uma forma de analisar e monitorar os impactos gerados pelos negócios a fim de auxiliar nas tomadas de decisões. Apesar de existirem algumas métricas que permitem realizar esse monitoramento, os negócios sociais ainda enfrentam desafios para realizar essas avaliações.
A pesquisa se classifica como abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica (GIL, 2010). Os estudos foram extraídos das bases de dados da Scopus e Web of Science utilizando-se strings de busca. Os estudos foram examinados e selecionados de acordo com critérios de inclusão, artigos científicos (journal) nos idiomas inglês e português, e exclusão, estudos duplicados, indisponíveis e que não ofereciam respaldo para responder à questão de pesquisa. Para a análise dos artigos foi aplicada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011).
Os principais desafios identificados foram: dificuldade para definir “impacto”; carência de recursos, dentre os quais, destacam-se a falta de profissionais qualificados e recursos financeiros; apesar de existirem métricas que facilitam a compreensão do impacto, por exemplo, a GIIRS e a IRIS, essas métricas não são adequadas para todos os negócios sociais o que resulta em uma falta de padronização; disparidade no recebimento de investimentos entre NS que possuem maior facilidade em apresentar seus impactos de forma quantitativa quando comparados aos impactos qualitativos.
Os negócios sociais enfrentam diferentes desafios no estabelecimento de métricas e indicadores para realizarem a avaliação de impacto social, porém essa avaliação é necessária, pois, permite um melhor acompanhamento dos impactos esperados e/ou obtidos e auxiliam nas tomadas de decisões. Além disso, com a avaliação de impacto há maiores chances de conseguir investimento social. Para expandir e melhor entender os desafios, as pesquisas futuras podem expandir a busca de trabalhos em outras bases.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011. VANCLAY, Frank. Princípios internacionais para avaliação de impacto social. Avaliação de impacto e avaliação de projetos, v. 21, n. 1, p. 5-12, 2003. Disponível em: . Acesso em: 22? ago. 2022. WATTS, Natasha; SCALES, Ivan R. Investimento de impacto social, agricultura e financiamento do desenvolvimento: insights da África Subsaariana. World Development, v. 130, p. 104918, 2020. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2022.