Resumo

Título do Artigo

CONSTRUINDO UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PARA ECONOMIA CIRCULAR
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Veríssimo Nascimento Ramos dos Santos
Universidade Presbiteriana Mackenzie - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Responsável pela submissão
2 - Janette Brunstein
- Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

O presente artigo traz à tona a discussão sobre como promover o conceito de economia circular através de uma formação docente pensada à luz da teoria da Aprendizagem Transformadora. Entende-se que a transição de uma economia linear para uma economia circular demandará esforços das universidades e dos pesquisadores em desenvolverem metodologias e propostas pedagógicas que busquem uma nova postura dos profissionais de Administração, para que se tornem agentes de mudança comprometidos com uma atuação mais sustentável. Esta transição demanda reflexão crítica, mudança de pressupostos, engajamento e ação. Portanto, acredita-se que a Teoria da Aprendizagem Transformadora possa ter um potencial para colaborar com esta missão. Assim, neste trabalho, além desta discussão teórica inicial, propõe-se uma ideia de intervenção pedagógica junto a docentes de Administração, a partir de um framework desenhado à luz das perspectivas da Aprendizagem Transformadora e da Educação para a Economia Circular.
This article discusses how to promote the concept of circular economy through teacher training designed in the light of the theory of Transformative Learning. The transition from a linear economy to a circular economy will demand efforts from universities and researchers to develop methodologies and pedagogical proposals that seek a new posture of Administration professionals so that they become agents of change committed to more sustainable performance. This transition demands critical reflection, changing assumptions, engagement and action. Therefore, the Transformative Learning Theory may have the potential to collaborate with this mission. This study proposes an idea of ??pedagogical intervention for Administration professors in addition to the initial theoretical discussion. The proposal is based on a framework designed in the light of the perspectives of Transformative Learning and Education for the Circular Economy.