Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA TÉCNICA NO SERTÃO DA PARAÍBA SOBRE O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Geymeesson Brito da Silva
Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE. Responsável pela submissão
2 - Ivana Maria Medeiros de Lima
Faculdade de Timbaúba - Facet - Facet
3 - Francisca Rozangela Lopes de Sousa
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA (PPAC)
4 - Mary Dayane Souza Silva
Universidade Federal do Pernambuco - Administração

Reumo

A aplicabilidade da educação ambiental de modo interdisciplinar constitui o objeto de estudo dessa pesquisa, tendo como lócus de investigação a Escola Cidadã Integral Técnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, que fica localizada na cidade de Patos, no Sertão do Estado da Paraíba. Frente a essa realidade, percebe-se a urgente necessidade de mudanças profundas no atual sistema socioeconômico. Nessa perspectiva, a inserção da educação ambiental no projeto político pedagógico das escolas é de extrema importância, pois favorece a participação ativa de toda comunidade em defesa do meio ambiente.
Mediante a relevância da temática, surge o seguinte questionamento: Qual a percepção dos professores de uma Escola Técnica no Sertão da Paraíba sobre o ensino interdisciplinar da educação ambiental? Diante do exposto, o presente estudo buscou analisar a percepção dos professores de uma Escola Técnica no Sertão da Paraíba sobre o ensino interdisciplinar da educação ambiental.
As discussões sobre as questões ambientais são frutos de muitas pesquisas, debates e conferências, que juntos deram origem ao que conhecemos por educação ambiental. A temática começou a ser definida em 1972, em Estocolmo, Suécia, a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que inseriu a educação ambiental na agenda internacional. No Brasil, a educação ambiental teve um enfoque maior a partir da década de 1980, sendo a escola é um espaço social e o local no qual pode haver o processo de socialização.
Trata-se de um estudo de caso com 20 professores do ensino médio regular e do ensino técnico da Escola Cidadã Integral Técnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, que fica localizada na cidade de Patos, no Sertão do Estado da Paraíba. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa de campo online, através de um questionário online (survey). O questionário foi composto por 12 itens, adaptado de Silva e Tabosa (2021), além do perfil sociodemográfico dos respondentes. Os itens do questionário foram mensurados em escala linear, por meio da escala de likert.
A pesquisa evidenciou que os resultados obtidos apontam os desafios da aplicabilidade da educação ambiental no contexto escolar e nos currículos escolares como tema interdisciplinar, além da interação das questões ambientais, a qual proporciona aos estudantes o conhecimento crítico, que possibilita a percepção do seu papel na sociedade através da formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.
Os resultados da pesquisa demonstram a relevância da educação ambiental, pois foi observado como a temática vem sendo explorada e a percepção dos professores sobre o ensino da educação ambiental de forma interdisciplinar, no contexto escolar e no currículo escolar da unidade de ensino em análise. Sendo necessário o envolvimento de diversos protagonistas, envolvendo toda a comunidade escolar (alunos, professores e gestores), especialmente os professores, que possui um importante papel na inserção da educação ambiental no contexto escolar.
SILVA, É. L.; SOUSA, F. R. L.; FRADE, C. M.; SILVA, G. B.; PESSOA, M. F.; SILVA, M. D. S.; MELO, C. X. Educação Ambiental: um estudo com alunos e professores de duas escolas públicas municipais. Revista Semana Acadêmica, v. 1, n. 179, 2019. SILVA, G. B.; TABOSA, W. A. F. Percepção Ambiental dos alunos do Ensino Médio Técnico: Um estudo nas Escolas Cidadãs Integrais Técnicas em Patos-PB. In: XXIII ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. São Paulo, 2021.