Resumo

Título do Artigo

REAPROVEITAMENTO DE SOBRAS NA CONFECÇÃO DE MÓVEIS PROJETADOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DA FERRAMENTA 5W2H
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Adolfo Henrique de Souza Araújo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA - VII
2 - Mary Dayane Souza Silva
Universidade Federal do Pernambuco - Administração
3 - Francisca Rozangela Lopes de Sousa
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA (PPAC)
4 - Geymeesson Brito da Silva
Universidade Federal de Pernambuco - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE. Responsável pela submissão

Reumo

A logística exerce papel de consolidação dos processos de uma organização pode ser considerada como instrumento fundamental na harmonização entre os custos, a qualidade – de produtos e/ou serviços – e rentabilidade. A prática da logística tem-se destacado cada vez mais no funcionamento de processos empresariais. Com isso, entende-se que as práticas de logística são aplicáveis às rotinas de todos os cenários do mercado, inclusive para as micro e pequenas empresas (MPE), que possuem alta representação nas atividades empresariais do Brasil, conforme aponta o Sebrae (2014).
Frente a isso, o presente estudo visa responder a seguinte questão de pesquisa: Como uma empresa de marcenaria da cidade de Patos/PB pode melhorar o reaproveitamento das sobras na confecção de móveis projetados a partir da aplicação da ferramenta 5W2H? Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é propor um plano de ação sobre o processo de reaproveitamento das sobras na confecção de móveis projetados, a partir da ferramenta 5W2H para uma empresa de marcenaria da cidade de Patos/PB.
A logística ascendeu como uma importante aliada nas estratégias de controle, gestão e atividades, desempenhando função essencial em todos os seus níveis de atuação sejam estes aspectos econômicos ou sociais. Nessa perspectiva, a ferramenta 5W2H foi desenvolvida a partir de profissionais da indústria automobilística japonesa, com objetivo de auxiliar nas fases de planejamento, atuando como suporte no processo estratégico. A logística reversa encaixa-se como uma subárea da logística empresarial, a qual consiste na responsabilidade do retorno dos produtos à origem produtiva (SANTANA et al., 2022)
Optou-se por um estudo de abordagem qualitativa e caráter descritivo, a partir de um estudo de caso realizado por meio da observação participante e do registro em diário de campo. A realização deste estudo ocorreu por meio da utilização da ferramenta 5W2H para a criação de plano de ação para o reaproveitamento de sobras de material de confecção de móveis da empresa estudada. Baseando-se nessa ferramenta foi desenvolvido um roteiro de pesquisa composto por 25 (vinte e cinco) questões para a coleta dos dados, a fim de coletar o máximo de informações para projeção assertiva do plano de ação.
As mudanças propostas ao gestor têm como base o reaproveitamento da matéria-prima na fabricação de produtos decorativos e de baixo custo de fabricação. Levando em consideração que o gestor não possui capital para grandes investimentos, as recomendações contidas no plano de ação foram elaboradas atentando-se para o baixo custo, as mudanças necessárias em processos e setores que limitava a empresa, o prazo para a implementação de cada mudança e a reutilização do material que era desaproveitado na confecção de produtos, os quais se bem utilizados podem incrementar a receita da empresa.
A partir da análise da rotina na empresa junto com o gestor, foi possível identificar alguns problemas de gestão como: a centralização das decisões, falta de capacitação dos colaboradores, produção prejudicada, desperdício e descarte desnecessário das sobras e problemas relacionados ao setor de vendas. Sendo, a proposta de reaproveitar as sobras já ter sido uma atividade efetuada anteriormente pela empresa por um período sazonal. Dessa forma, a execução do plano de ação e com os investimentos necessários, a princípio, a empresa estudada tem a possibilidade de obter uma vantagem competitiva.
ABDULRAHMAN, M. D.; GUNASEKARAN, A.; SUBRAMANIAN, N. Critical barriers in implementing reverse logistics in the Chinese manufacturing sectors. International journal of production economics, v. 147, p. 460-471, 2014. SANTANA, Y. R. S.; SOUZA, A. L. R.; LIMA, A. M. F.; ARAÚJO, M. L. V. Logística Reversa Orientada para a Inovação nas Micro e Pequenas empresas: um estudo exploratório. Cadernos de Prospecção – Salvador, v. 12, n. 5, p. 1126-1143, 2019.