Resumo

Título do Artigo

DISCLOSURE AMBIENTAL: ADOÇÃO DAS GRI ENVIRONMENTAL STANDARDS DE DUAS EMPRESAS DE ALTO IMPACTO LISTADAS NA B3
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Niely Ferreira de Almeida
Universidade Federal de Mato Grosso - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Responsável pela submissão
2 - Lucia Fernanda de Carvalho
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

O disclosure ambiental assume um importante papel na preservação do meio ambiente, visto que fornece informações importantes para tomada de decisões de todos os espectadores. Juran e Gryna (1992) argumentam que, sem uma padronização dos relatórios, não é possível controlar adequadamente os resultados. Por isso, a utilização das normas GRI, nos relatórios integrados e de sustentabilidade possibilitam o controle e acompanhamento das ações da entidade.
O trabalho tem como objetivo de analisar o disclosure ambiental mediante a adesão das normas GRI específicas ambientais de duas empresas de alto impacto listadas na B3, tendo como base os relatórios integrados reportados no site de relação com investidores dos anos de 2017 a 2020.
A CONTABILIDADE NA GESTÃO AMBIENTAL DISCLOSURE AMBIENTAL Relatórios Anuais e de Sustentabilidade e GRI - Global Reporting Initiative
A metodologia do trabalho se divide em duas partes: A primeira é a categorização das informações e a segunda é aplicação desses dados categorizados em um índice percentual, o Grau de Evidência Efetiva.
Os resultados obtidos foram um GEE percentual médio de 60,87% e 73,67% no período de 2017 a 2020 pela Vale e Braskem e os conteúdos ambientais mais divulgados no período pela mineradora Vale S/A foram: GRI 304, 305 e 307 e pela Indústria Química Braskem: GRI 301,304,307.
É possível inferir que as empresas de alto impacto aparentam ter grande interesse no disclosure ambiental. A adoção plena do GRI é um processo evolutivo e uma tendência internacional, é perceptível o esforço das empresas em aprimorarem o reporte do GRI. Espera-se que ao longo do tempo divulgar as informações socioambientais se torne a regra para organizações de capital aberto e fechado.
M.JURAN, J.; GRYNA, F. M. Controle de Qualidade. São Paulo: Makron, 1992.