Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade social: uma análise do balanço social da Votorantim Cimentos.
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Caroline Ribeiro Silva
Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - Lucia Fernanda de Carvalho
Universidade Federal de Mato Grosso - Departamento de Ciências Contábeis
3 - ROSANE APARECIDA KULEVICZ
Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá

Reumo

A natureza mutável da força de trabalho exige mais flexibilidade das organizações. Os termos gestão de pessoas, desenvolvimento sustentável, questões sociais e ESG são cada vez mais comuns no mundo empresarial, contribuindo para um comportamento voltado para a responsabilidade social. O conceito de contabilidade também evoluiu, indo além do controle dos bens e riquezas para a gestão e auxílio na tomada de decisão. Nesse sentido, este estudo apresentará na prática como tais conceitos e ferramentas são inseridos dentro das organizações, através do estudo de caso da empresa Votorantim Cimentos.
A Votorantim Cimentos surgiu na década de 30 no interior de São Paulo. Atualmente é uma multinacional brasileira de capital fechado composta por 9 empresas e atua no segmento da construção civil. Problema da pesquisa: Qual a postura de responsabilidade social demonstrada pela Votorantim Cimentos em seu último Balanço Social divulgado em comparação ao ano anterior à tentativa de adentrar ao mercado de ações em 2013? Objetivo: Comparar os Balanços Sociais da empresa, divulgados em 2012 e 2021, sob a perspectiva da inserção de práticas de gestão em ações econômicas, sociais e sustentáveis.
A Responsabilidade Social iniciou no Brasil entre as décadas de 80 e 90, por iniciativa do sociólogo Herbert de Souza, fundador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), surgindo assim os primeiros balanços sociais anuais (Torres, 2008). O balanço social é definido como um instrumento utilizado pelas organizações para divulgar suas ações econômicas e socioambientais da forma mais transparente possível (Martins et al., 2015). A responsabilidade Social encontra-se respaldada no acrônimo em inglês ESG (Environmental, Social and Governance). (Redecker e Trindade, 2021).
O referido estudo tem natureza exploratória e descritiva, predominantemente é qualitativo, porém, completou-se com métodos quantitativos. Para a concretização desse projeto, foi adotado o método de pesquisa bibliográfica, complementado pelo estudo de caso em que se objetiva colocar em prática os conceitos levantados na pesquisa bibliográfica.
A Votorantim adota o Relatório Integrado e se baseia no modelo GRI e foi selecionado como amostra a análise dos Destaques divulgados pela empresa em seus relatórios. O estudo analisou os 3 pilares do ESG onde o 1º pilar é o econômico englobando ações de: Capital financeiro, Capital humano, Capital intelectual, Capital manufaturado e Prêmios e reconhecimentos; o 2° pilar é o ambiental englobando o Capital natural; e por fim o 3° pilar é o social, englobando o Capital social e de relacionamento.
Nota-se a necessidade de normas para padronização dos relatórios. Tanto em 2021 quanto em 2012 a empresa atendeu as normas contábeis estabelecidas para a divulgação dos relatórios das sociedades anônimas e se preocupava com as questões socioeconômicas e ambientais. No salto de 2012 para 2021, a empresa investiu mais recursos para desenvolver estratégias e ações voltadas a sociedade interna e externa. Fica sugerida a utilização de um modelo de relatório resumido para leitura dinâmica, assim como o adotado pela empresa Petrobrás e também o desenvolvimento de novas pesquisas acerca do modelo GRI.
Martins, P. L., Freitas, C., Moreira, G., Dângelo, L., & Dias, V. (2015, outubro). A Responsabilidade Social Aplicada na Contabilidade. Otimização de Recursos e Desenvolvimento. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende/RJ. Redecker, A. C., & Trindade, L. de M. (2021). Práticas de ESG em sociedades anônimas de capital aberto: Um diálogo entre a função social instituída pela lei n°6.404/76. RJLB, Ano 7(2), 59–125. Torres, C., Mansur, C., & Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Orgs.). (2008). Balanço social, dez anos: O desafio da transparência. IBASE.