Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS NO MERCADO DE CAPITAIS APÓS DIVULGAÇÃO DE PREMIAÇÃO A EMPRESAS COM PRÁTICAS ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE (ESG): UM ESTUDO DE EVENTO.
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Marcos Vinicius de Jesus Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis Responsável pela submissão
2 - Denize Demarche Minatti Ferreira
Universidade Federal de Santa Catarina - CSE
3 - Kátia Dalcero
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade

Reumo

Com o aumento da relevância relacionadas às questões sustentáveis, promoção positiva de impacto socioambiental e adesão a condutas corporativas éticas, ou mesmo anticorrupção, as diretrizes ESG ganham grande valor no mercado de capitais, pois, na prática, além dos riscos de retorno, inclui a avaliação do impacto causado na sociedade. Portanto, os fatores ligados ao ESG vêm sendo utilizados em critérios de análises de investimentos, uma vez que esta métrica avalia o desempenho de uma companhia além dos aspectos financeiros, considera também, os impactos ambientais, sociais e de governança.
Diante do interesse quanto ao conceito ESG nos últimos tempos, e como forma aplicada de medir se há benefícios para as empresas que se adequa ao conceito, a pergunta norteadora deste estudo é: Existe relação na performance das empresas após divulgação da premiação pela Revista Exame por suas ações ESG? Logo, o objetivo principal da pesquisa foi analisar a performance das empresas premiadas e verificar se essa divulgação contribuiu para um comportamento diferenciando do preço das ações.
Ao longo do tempo, os investidores buscavam mais atuações por parte das empresas quanto à sustentabilidade e reflexos para a sociedade, além da performance financeira tradicionalmente praticada. Fatemi, Glaum e Kaiser (2018) expõem que o efeito das atividades ambientais, sociais e de governança (ESG) e sua divulgação está diretamente ligado ao valor da empresa. Para eles, os pontos fortes ESG aumentam o valor da empresa e que os pontos fracos o diminuem.
A pesquisa enquadra-se nos moldes de um estudo de evento com levantamento de dados quantitativos e, com relação ao enfoque epistemológico do tipo empírico-analítica. Para Batistella et al. (2004), o estudo de evento é resumido pela tentativa de dimensionar o impacto nos preços de títulos em função da ocorrência de um evento. Com o propósito de investigar se uma matéria em revista de grande circulação reflete de maneira rápida no preço das ações, este estudo analisou os dados antes e após a divulgação das premiação dos “Melhores do ESG” pela Revista Exame.
A Anime apresentou o melhor retorno médio geral, seguido da Totvs. Já a empresa Suzano apresentou desempenho negativo nesse quesito. Por meio da realização do teste de Shapiro-Wilk, observa-se que a distribuição não é uma distribuição normal, haja vista que obteve-se m resultado em 0,168. E, com um vif médio de 1,23 não foram detectados problemas de multicolineariedade, visto que o vif é menor de 5,00. Ao realizar o teste de médias entre a taxa média de oscilação entre D-15 e D-1, resultou em -0,08% e ao realizar o teste após o evento, obteve-se um resultado de 0,66%.
Em relação ao comportamento individual das empresas, por meio de uma análise entre as médias encontradas antes e após o evento, constatou-se que a Movidas e a Ambev apresentaram maior variabilidade quanto aos preços antes e após a ocorrência do evento. De tal modo, ao realizar a comparabilidade entre as médias antecedentes e após ao evento, obteve-se uma melhora no desempenho das empresas que foram premiadas. No entanto, cabe frisar aqui que o mercado de capitais é altamente volátil a quaisquer mudanças que afetem o setor, segmento ou a empresa diretamente.
BATISTELLA, F. D.; CORRAR, L. J.; BERGMANN, D. R.; AGUIAR, A. B. Retornos de ações e governança corporativa: um estudo de eventos. In: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2004, São Paulo. 2004. SILVA, MARIA JUCILENE RODRIGUES VIEIRA DA. O comportamento das ações das 10 maiores empresas listadas da carteira do IBOVESPA: Um Estudo de Evento sobre o início da Pandemia do Covid-19. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2021. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/25987/1/Maria%20Jucilene%20Rodrigues%20Vieira%20da%20Silva.pdf. Acesso em 30 ago 2022.