Resumo

Título do Artigo

‘PEJOTIZAÇÃO’ DO TRABALHO NA INDÚSTRIA 4.0
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Clara Ferraro Suplicy
FIA Fundacao Instituto Administracao - FIA - Unidade Nações Unidas Responsável pela submissão
2 - Guilherme Bernardes de Queiroz
-
3 - Letícia Pontani
FIA Fundacao Instituto Administracao - Pinheiros
4 - Alessandro Cesar Bigheto
-

Reumo

A relação entre pessoas com o dinheiro e suas atividades diárias foi transformada, tomando uma forma mais independente para a prestação de serviços, através da Internet e da criação de apps. Esses apps geram uma série de discussões sobre o seu funcionamento - por meio de algoritmos - e sobre a forma na qual impactam a vida das pessoas.
Como a ‘pejotização’ do trabalho na indústria 4.0 afeta a mão de obra urbana no Brasil? O objetivo geral deste trabalho é analisar o que pode ocorrer ao longo do desenvolvimento da Indústria 4.0 para o setor de serviços no Brasil, caracterizando os novos empregos criados ao longo da revolução da Indústria 4.0.
Para uma fundamentação teórica, foram analisados alguns temas de grande relevância para o assunto. Temas nos quais contextualizam a ideia para a pelotização: a nova Indústria 4.0, aplicativos, autogerenciamento, a lógica por trás da economia de compartilhamento, a autonomia dos usuários, impactos das inovações, a relação entre clientes e funcionários e a presença do Governo nas empresas
Considerando o caráter sociológico deste projeto, esse tópico abordará a maneira aplicada a qual a pesquisa será submetida, por meio de uma pesquisa em survey que possui como objetivo descrever os procedimentos metodológicos baseados em uma revisão da literatura, a fim de atingir os objetivos esperados.
Os aplicativos identificados na pesquisa (Rappi, Ifood, Uber, 99POP e Bora Brasil) serviram de base para os resultados da pesquisa exploratória. Nela, os respondentes puderam constatar suas características pessoais e suas motivações para atuarem no setor de serviços por aplicativos em que, a partir disso, a pesquisa pôde compará-las às tendências do mercado no Brasil.
É importante mais artigos com esse tema para a expansão de conhecimento do mesmo. Ainda se fala pouco sobre a pejotização do trabalho e os benefícios e malefícios que ela pode trazer para a sociedade. Analisar a visão dos motoristas e subordinados das empresas, nos leva a um pensamento mais aprofundado de em que contexto estamos inseridos utilizando tais aplicativos e como podemos melhorar os mesmos.
Ainda um assunto pouco estudado, foram analisados artigos acadêmicos e pesquisas encontradas na Internet, de grande valia. Também foram utilizados livros físicos falando sobre o assunto.