Resumo

Título do Artigo

Alianças estratégicas para gestão de projetos sociais
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Wanderson Magalhães Farias
- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Responsável pela submissão

Reumo

Nos últimos anos, temas como gerenciamento de projetos e estratégias de atuação que propiciem vantagem competitiva estão cada vez mais presentes nas organizações orientadas por projetos. Por outro lado, encontrar uma estratégia eficiente que permita as organizações, dos mais variados setores, anteciparem e responderem adequadamente às demandas do mercado, não é tarefa fácil, e se tornou um dos grandes desafios dos gerentes e gestores de projetos. Neste contexto, é crescente o envolvimento do setor corporativo em alianças para atuação em projetos sociais.
O presente estudo teve sua origem no interesse de se verificar os impactos e resultados das relações mantidas entre as organizações da sociedade civil e a iniciativa privada, com atuação social consistente. Para alcançar o objetivo, foi estabelecida como delimitação geográfica a região que compreende o município de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso, apesar da iniciativa analisada, possuir os mesmos trabalhos em outros municípios e estados do Brasil.
Apesar da atualidade do tema, as alianças entre as OSCs, o mercado e o Estado, já ocorrem há certo tempo, porém, segundo Fischer (2002), somente nas décadas iniciais do século XXI, a colaboração emergiu como uma das mais fortes estratégias para promover o desenvolvimento social sustentado. Além dos desafios e restrições, os problemas sociais, econômicos e ambientais da atualidade, deixam evidente a necessidade de se buscar estratégias e políticas públicas eficazes para solução dos desafios, o que passa pela articulação entre diferentes setores, organizações e atores sociais (Jalil, 2008).
O método escolhido foi o estudo de caso, que conforme aponta Gil (2002) caracteriza-se pelo estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita o seu amplo conhecimento. O objeto de estudo foi a Rede de Territórios Educativos [RTE-VG], aliança entre as organizações da sociedade civil de Várzea Grande-MT com o Itaú Social. Para coleta de dados, utilizou-se o instrumento de monitoramento de alianças intersetoriais, já validado por diversas outras pesquisas e desenvolvido pela equipe do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor [CEATS-USP].
Os resultados levantados nos permitiram verificar diversas características em consonância com a literatura sobre o gerenciamento de projetos e diversos fatores relevantes relacionados à realidade de atuação das duas organizações estudadas. Os resultados da pesquisa demonstraram a aderência ao tema central desta pesquisa e restou evidenciada a viabilidade de aplicação do instrumento de monitoramento e avaliação de alianças. Por fim, como preconiza o Guia PMBOK, projetos envolvem mudanças e a relação de aliança evidenciada neste estudo, mostrou-se, bem-sucedida.
A avaliação de projetos é um tema extenso e complexo, prestando-se a várias abordagens, principalmente quando se trata da área social. A partir da pesquisa, foi possível identificar potencialidades e desafios da constituição de alianças estratégicas. No cenário analisado, ainda que não seja possível a generalização, indica que as organizações estudadas, possuem aderências e convergências de percepções em suas relações. O estudo levou em consideração a longa relação de aliança, que foi construída a muitas mãos e que ainda hoje agrega valor, novos atores e ressignifica papéis.
Fischer, R.M. 2002. O desafio da colaboração: práticas de responsabilidade social entre empresas e terceiro setor. 4ed. Gente, São Paulo, SP, Brasil. Jalil, M.S. 2008. Desafios complexos, soluções compartilhadas: um caso de parceria intersetorial em prol da inserção qualificada de jovens no mercado de trabalho. Dissertação. Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil. Project Management Institute [PMI]. 2017. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Project Management Institute, 6ed. Project Management Institute, Pensilvânia, EUA.