Resumo

Título do Artigo

BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO BIM PARA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ingryd Lins Paes de Araújo
Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa Responsável pela submissão
2 - Itallo Lins Paes de Araújo
-
3 - Sandra Naomi Morioka
- Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

À área da construção civil, setor em constante expansão, é atribuída grande parte da responsabilidade da produção de resíduos, que resultam em impactos ambientais. Partindo do pressuposto de que os recursos naturais são limitados e buscando melhorar esses aspectos, a eficácia na execução dos projetos de construção civil fez surgir a relevância de se fazer uso adequado de tecnologias no incremento das obras, aumentando a demanda por construções mais sustentáveis. Dessa forma, o Building Information Modeling (BIM) entra como um método mais eficiente e sustentável.
O uso do BIM já demonstrou que pode se tornar uma ferramenta essencial para alcançar edifícios mais sustentáveis (CARVALHO; BRAGANÇA; MATEUS, 2017). No entanto, ainda não está claramente definido e explicado como ele pode ser integrado nas metodologias de avaliação de sustentabilidade. O presente trabalho, teve como objetivo analisar as estratégias que as construtoras civis podem aplicar através da ferramenta BIM para a redução de impactos ambientais, abordando os avanços constatados na utilização do BIM aplicado a construção civil e como este influencia a sustentabilidade.
A tomada de decisão durante as diferentes fases do ciclo de vida da construção, determinarão a sua sustentabilidade, sendo atingida, quando a necessidade populacional for atendida sem implicações futuras (MARTINS, 2018). Na execução das obras, são liberados resíduos, que geram impactos negativos ao meio ambiente, dessa forma, o Building Information Modeling (BIM) entra como uma estratégia mais eficaz e sustentável que auxilia na redução dos resultados danosos ao meio ambiente (SANTOS; BERTULINO; PFEIFER, 2010).
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de método indutivo e a metodologia utilizada foi uma revisão narrativa, utilizando os métodos descritos por Gonçalves (2019). Foi realizada uma pesquisa exploratória com o intuito de obter um conhecimento geral a respeito dos temas e verificar a sua abordagem nos estudos de projetos com utilização BIM, assim como, em qual setor da construção civil foi mais utilizado e quais os aspectos que ele está influenciando atualmente. Com isso, obteve uma base que formulou o embasamento teórico, procedendo-se com a interpretação e análise crítica pessoal do autor.
A utilização do BIM se deu como uma forma de alcançar resultados positivos, minimizando impactos ambientais como desperdício de água e materiais (GOMES; LIMA,2021). Sua utilização também pode otimizar os desempenhos energéticos e atender aos requisitos de conforto dos usuários (CARVALHO et al., 2021). Os estudos de Lima et al. (2021) argumentam que a sustentabilidade tem sido estudada em diversas áreas na construção civil, onde as principais são: materiais, gestão de negócios e modelos de avaliação.
Constatou-se que o BIM é uma ferramenta multidisciplinar que correlaciona e potencializa setores complexos durante a concepção de projetos de engenharia sustentável, não devendo ser elencado como um método simples de adoção de um modelo de desenvolvimento. Seus processos através do uso de softwares tornam possível o melhor aproveitamento das informações inerentes aos elementos da construção, proporcionando obras de alto desempenho com redução de recursos e tempo.
CARVALHO, J. P.; BRAGANÇA, L.; MATEUS, R. Potencial de integração do BIM na simplificação da avaliação de sustentabilidade através do SBTool PT-H. II Encontro Nacional sobre Reabilitação Urbana e Construção Sustentável, Universidade do Minho, p. 67-76, 2017. MARTINS, Bruno. Utilização de BIM e métodos de Sustentabilidade em elementos na construção. 2018. P. 01-114. SANTOS, Henrique; BERTULINO, Rafael; PFEIFER, Thyago. Tecnologias Sustentáveis Aplicadas a Edifícios Residenciais. 2010. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/140/o/TECNOLOGIAS_SUSTENT%C3%81VEIS_APLICADAS_A_EDIF%C3%8D