Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS NA GESTÃO DE ARMAZÉNS E DISTRIBUIÇÃO NA AMAZÔNIA: um estudo multicasos em organizações públicas
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - TAMARA LIMA MARTINS FARIA
Universidade Federal do Pará - UFPA - Faculdade de Administração Responsável pela submissão
2 - Evelyn Rayane da Costa Mesquita
-
3 - Fernanda Ferreira Castro
-

Reumo

A gestão de armazéns e a distribuição de materiais são elementos essenciais nas organizações. Isto se torna um desafio quando se tem unidades externas e distantes do centro de distribuição, com grande influência do fator tempo e custo de transportes. A eficiência da armazenagem e distribuição dependem de decisões fundamentadas e assertivas sobre o sistema mais adequado (DIAS, 2019). As grandes distâncias entre o armazém e as unidades de destino, reforçam a necessidade de planejamento e controle efetivos, que diminuam os riscos de ruptura de fornecimento e atendam tempestivamente às necessidade
quais os principais desafios para a gestão de armazéns e distribuição em organizações públicas na região amazônica? Quais as principais estratégias para mitigar os riscos e potencializar as ações com os recursos disponíveis? A partir desta problemática, o objetivo deste estudo é analisar as barreiras e potencialidades de armazenagem em duas organizações públicas no estado do Pará.
Sob a perspectiva da logística a armazenagem é um elemento estratégico para “diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e acelerar o ritmo dos trabalhos” (DIAS, 2019, p.33). As boas práticas na gestão de armazéns também diminuem as ocorrências de acidentes de trabalho, obsolescência de equipamentos e os problemas relacionados ao atendimento dos clientes internos e externos ((BRAGA et al., 2021; FENILI, 2015).
Esta pesquisa qualitativa se caracteriza como um estudo de casos múltiplos realizada nos parâmetros de Yin (2015) seguindo as seguintes fases: reconhecimento e adequação do estudo de caso, seleção dos casos, coleta de dados e análise dos dados.
As organizações analisadas possuem sede na cidade de Belém Pará e serão denominadas de Organização 1 e Organização 2. A Organização 1 possui doze unidades espalhadas pelo território paraense e possui alguns almoxarifados intermediários, no entanto, a maioria dos materiais são distribuídos pelo almoxarifado central. Nesta, o almoxarifado central se encontra no mesmo local da unidade administrativa. Positivamente isto auxilia na distribuição de materiais para os departamentos mais próximos, no entanto, a barreira identificada foi a ausência de espaço para expansão do armazém.
Diante da importância da gestão de armazéns e distribuição de materiais, este estudo se tornou relevante. Sobretudo para evidenciar que muitos dos problemas enfrentados por organizações públicas perpassam por fatores alheios aos gestores, como, por exemplo, a falta de estrutura de transportes e das limitações impostas pelos regulamentos.
ARN2022/2021/Lei/L14133.htm CAVALCANTE, P. Gestão pública contemporânea: do movimento gerencialista ao Pós-NPM. Texto para Discussão, v. 2319, p. 1–48, 2017. OLD, J.R. Tony. Administração de materiais: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1999.