Resumo

Título do Artigo

A influência do Consumo Consciente na Intenção de Compra de Cosméticos Veganos
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Raiza Ferreira de Moura
Universidade Federal de Pernambuco - Universidade Federal de Pernambuco Responsável pela submissão
2 - Felippe Anthony Barbosa Correia
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
3 - Cristiane Costa
- Campus do Agreste- CAA

Reumo

Os cosméticos veganos são definidos como os produtos que, além de terem as prerrogativas de proteção ao meio ambiente e a saúde de quem usa os produtos, tem como princípio a filosofia vegana de evitar atos de crueldade animal, chamados também de produtos cueltry-free (livres de crueldade animal – tradução livre) (Filho & Bulut, 2016). Sendo assim, entende- se, que há um desejo de comprar um produto no futuro (Cheung & Thadani, 2012). A relação entre a intenção de compra e o comportamento tem como base que os indivíduos tomam decisões com base nas informações que possuem.
O estudo tem como objetivo avaliar a influência do consumo consciente sobre as escolhas dos consumidores dos produtos cosméticos veganos.
A intenção pode ser definida como a disposição individual do consumidor em comprar um produto, um serviço ou uma marca, em algum período futuro (Ajzen, 1991). Sendo assim, entende- se, que há um desejo de comprar um produto no futuro (Cheung & Thadani, 2012). A relação entre a intenção de compra e o comportamento tem como base que os indivíduos tomam decisões com base nas informações que possuem. Assim, a intenção de uma pessoa de tomar uma ação é o determinante imediato de seu real comportamento (Ajzen & Fishbein, 1980).
O caráter desta pesquisa é qualitativo do tipo descritivo-exploratório. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram 15 entrevistas semiestruturadas, realizadas entre julho e agosto de 2022. Os entrevistados residem nas cidades de Arcoverde- PE, Caruaru-PE e Recife-PE, e têm entre 19 e 50 anos. Destes, seis são homens e nove são mulheres.
A técnica utilizada para análise do material empírico foi a análise temática do conteúdo das entrevistas (Bardin, 2011), em função das dimensões construídas que permitiram compreender e analisar a intenção de compra de cosméticos veganos. Buscando evidenciar as tensões pertinentes e persistentes a esse processo. Segundo Daly, Kellehear e Gliksman (1997), a Análise Temática representa uma busca por padrões que surgem como importantes para a descrição de um fenômeno a partir de um processo de identificação pautado na leitura minuciosa dos dados.
O objetivo deste trabalho foi compreender a influência do afeto ambiental e consumo consciente na intenção de compra de cosméticos veganos. Assim, verificou-se a existência de três dimensões que tensionam a intenção de compra de cosméticos veganos. Na primeira dimensão, “Cosméticos Veganos: Justificativas e motivações”, no segundo, ““Desafios encontrados na adesão dos cosméticos Veganos” e pôr fim a terceira dimensão “Perspectivas Futuras de consumo dos cosméticos Veganos”.
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2), 179-211. ABIHPEC – Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. (2017). Panorama do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Relatório Anual 2017. Disponível em: www.abihpec.org.br. Ajzen, I., &Fishbein, M. (1980). Understanding attitudes and predicting social behavior Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Akatu. (2018). Pesquisa Akatu 2018: Panorama do consumo consciente no Brasil: desafio, barreiras e motivações. Retirado de: http://www.a