Resumo

Título do Artigo

MODELO DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA CERTIFICADA PELO SISTEMA B
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Cláudia Wecker
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2 - Cristiane Froehlich
Universidade FEEVALE - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão

Reumo

Para atender a demanda da sustentabilidade, a literatura reconhece que o modelo de negócio sustentável possui importante potencial no enfrentamento de desafios a longo prazo (FOSS; SAEBI, 2017; LAASCH, 2018). As organizações que possuem um modelo de negócio sustentável possuem o desafio de criar e entregar o chamado valor sustentável, ou seja, a integração dos aspectos econômicos, ambientais e/ou sociais, de forma que beneficie os stakeholders (SINKOVICS et al., 2021; GEISSDOERFER; VLADIMIROVA; EVANS, 2018).
Esta pesquisa apresenta o seguinte problema: como se caracteriza o modelo de negócio sustentável de uma empresa certificada e participante do movimento B? O objetivo consiste em analisar as características do modelo de negócio sustentável de uma empresa certificada pelo Sistema B.
O modelo de negócio é definido como uma descrição, uma representação, uma arquitetura, uma ferramenta ou modelo conceitual, um modelo estrutural, um método, um quadro, um padrão e como um conjunto (ZOTT; AMIT; MASSA, 2011). Ele é uma demonstração de como uma empresa cria, entrega e captura valor (TEECE, 2010). Enquanto o modelo de negócio tradicional geralmente visa prioritariamente a geração de lucro, o sustentável exige uma integração das preocupações sociais, ambientais e econômicas (AGWU; BESSANT, 2021).
Foi realizado um estudo de caso único, em uma indústria de embalagens certificada pelo Sistema B, localizada no Rio Grande do Sul. A escolha da empresa deu-se por possuir a maior pontuação na Avaliação de Impacto B, utilizada para a certificação, do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, documentos e o observação não participantes. Os dados foram analisados com auxílio do software N-Vivo.
A empresa atua com a resolução de problemas socioambientais; beneficia o modelo de negócio com a certificação; possui lideranças com valores socioambientais e utiliza indicadores e metas de sustentabilidade como uma forma de melhoria contínua do modelo de negócio sustentável. O estudo conclui que ao identificar oportunidades e ameaças de sustentabilidade, a empresa possui maior chance de apreender as oportunidades de sustentabilidade. Ao apreendê-las, é necessário reconfigurar seus recursos e ativos para manter a transformação do modelo de negócio sustentável.
Foram identificadas na literatura características que auxiliam na caracterização do modelo de negócio sustentável, denominadas de: resolução de problemas socioambientais, certificação, lideranças e indicadores e metas de sustentabilidade. Buscou-se verificar no estudo de caso como essas características estavam sendo trabalhadas internamente. Percebe-se que a empresa busca a constante evolução em direção ao desenvolvimento sustentável, motivada inicialmente pelos clientes, e com o auxílio da certificação B.
ABRAMOVAY, R. et al. Nuevas empresas, nuevas economías: empresas B en Sur América. São Paulo: Fomin, 2013. AGWU, U. J.; BESSANT, J. Modelos de negócios sustentáveis: uma revisão sistemática de abordagens e desafios na manufatura. RAC, v. 25, n. 1, 2021. ALONSO-MARTINEZ, D.; MARCHI, V. de; MARIA, E. di. The sustainability performances of sustainable business models. Journal of Cleaner Production, v. 323, p. 129-145, 2021.