Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES E TEMPO NA APURAÇÃO DOS CUSTOS DO VINHO ARTESANAL DE AÇAÍ
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - José Luiz Nunes Fernandes
- Universidade Federal do Pará Responsável pela submissão
2 - Bárbara Ádria Oliveira Farias Fernandes
- Universidade da Amazônia- Unama

Reumo

Historicamente, o ambiente econômico tem influenciado os negócios na busca de informações para gestão, neste viés Fachini, Spessatto e Scarpin (2019) argumentam que, nesta busca e ao longo do tempo, as informações relativas aos custos dos produtos sempre tiveram papel de destaque. Instiga reflexões, o propósito desta pesquisa subjacente ao tema voltado à apuração dos custos empresariais, porém Martins (2010) entende que o conhecimento dos custos é vital para saber se, dado o preço, o produto é rentável ou, se não rentável, existe a possibilidade de redução dos custos.
Cenário em que surge o seguinte problema norteador desta pesquisa: Como aplicar o Custeio Baseado em Atividade e Tempo na mensuração dos custos do vinho artesanal do açaí? Em consequência disso aflora o seguinte objetivo: Mensurar o custo do vinho artesanal do açaí por meio do Custeio Baseado em Atividade e Tempo.
2.1 Custos de produção Com viés voltado à Contabilidade, a história relata que, antes da Revolução Industrial ocorrida no século XVIII, só existia a ciência contábil direcionada para registro e controle das operações comerciais e desenvolvida no período mercantilista e, naquele panorama, as empresas operavam basicamente com a atividade mercante. Com o advento da indústria e necessidade de apurar custos dos estoques, tentou-se adaptar à empresa industrial os mesmos critérios utilizados pela empresa comercial.
A pesquisa procurou entender quais os custos que são consumidos em um ponto de produção e venda de açaí. Por conseguinte, e com o propósito de proporcionar maior familiaridade com o problema e em vista de torná-lo mais explícito em relação aos objetivos mais gerais, essa pesquisa é do tipo exploratória e baseada em levantamento de dados primários (GIL, 2010). Em relação aos procedimentos, a investigação privilegia a análise teórico-empírica por meio de trabalho de campo (TACHIZAWA; MENDES, 2000).
Em síntese, os cálculos alicerçados nas aplicações dos entendimentos de Kaplan e Anderson (2007) igualmente Everaert e Bruggeman (2007) consideram os custos em época de entressafra ou no inverno amazônico, o valor do litro do açaí no montante de R$ 10,24.
Na apuração dos custos de produção considerou-se também os custos de transação que, quando somados com os custos de transformação, resultou no custo de produção. Entende-se que este procedimento de apuração torna os custos mais realistas e condizentes com o ambiente real dos negócios. Identificou-se que os custos têm dois comportamentos, um no verão amazônico ou fase menos chuvosa e outro no inverno amazônico fase de maior incidência de chuva.
ADAM, J.M. Le texte narratif. Précis d’analyses textuelle, Nathan. 1985. ARAÚJO, D. do. N. As perspectivas de competitividade dos batedores artesanais de açaí com selo ‘açaí bom’. Anais... 1º SIMPÓSIO SOBER NORTE, Belém – Pará, 22 e 23 de Junho. 2017. ANDERSON, S. R. KAPLAN, R. S. Custeio baseado em atividade e tempo. Rio de Janeiro: Elservier, 2007. ATKINSON, A.A.; KAPLAN, R.S.; MATSUMURA, E.M.; YOUNGE, S.M. Management Accouniting: information for decision-making and strategy execution, 6 ed. Pearson Education, Inc. ,2015.