Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A APLICAÇÃO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Amanda Ramalho
- Geografia e Meio Ambiente Responsável pela submissão

Reumo

A inquietação que move esta pesquisa decorre do interesse em trabalhar a educação geográfica como possibilidade de transformação socioambiental. A educação geográfica será trabalhada partir de uma aprendizagem transformadora, a qual poderá servir como base para identificação de problemas socioambientais e soluções baseadas na sustentabilidade socioambiental e inovação social.
Este trabalho tem como tema a Educação Geográfica como possibilidade para a aplicação do conceito de Sustentabilidade Socioambiental e da transformação social. Desta forma, o objetivo é analisar o potencial da Educação Geográfica, considerando as perspectivas da aprendizagem transformadora como ferramenta para a compreensão e aplicação do conceito de Sustentabilidade Socioambiental e inovação social.
(...) o desafio político da sustentabilidade, apoiado no potencial transformador das relações sociais, encontra se estreitamente vinculado ao processo de fortalecimento da democracia e da construção da cidadania ambiental. (JACOBI, 2006, p.530)
Levantamento bibliográfico de trabalhos acadêmicos e outros de relevância para a pesquisa. Debater a importância da educação geográfica considerando seu potencial para a aplicação da sustentabilidade socioambiental relacionando a propostas de aprendizagens transformadoras. Debater as possibilidades de geração e desenvolvimento de Negócios de Impacto Socioambiental e inovação social a luz de autores de referência da atualidade. Propor estruturas programáticas que considerem a importância dos Negócios de Impacto Socioambiental para a inserção adequada do cidadão no mundo contemporâneo.
Os resultados até o atual momento da pesquisa estão concentrados no levantamento das principais bibliografias para o desenvolvimento desta iniciação científica.
Como mencionado, a pesquisa está em fase inicial, em específico, na fase de levantamento de possíveis bibliografias para serem usadas como base teórico conceitual. Desta forma, pode-se concluir que a partir da implementação das próximas etapas propostas na metodologia, este trabalho irá apresentar um avanço e desenvolvimento do objetivo proposto.
BOMBARDI, F; FUKAYAMA, M e HAMRA, S/ . CACHINHO, H./ COMINI, M.G./CRATON, P. / DULLEY, R. D./ FREIRE, P. (1970)/ JACOBI, P.