Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO EFEITO MEDIADOR DA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO ENTRE A AMBIDESTRIA E A CAPACIDADE PARA INOVAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - MIlton Cruz
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Higienópolis Responsável pela submissão

Reumo

A capacidade para inovação para uma empresa pode significar sua sobrevivência, sobretudo em um ambiente de alta competição. O conhecimento chave para desenvolver a capacidade para inovação, ele pode ser ganho por meio da ambidestra organizacional assim como pela capacidade de absorção. Entender como a ambidestra e capacidade de absorção podem de influenciar de maneira positiva a capacidade para inovação e se a capacidade de absorção pode ser uma mediadora entre a ambidestra e a capacidade demonstram o mecanismo que organizações podem manter a vantagem competitiva por meio da inovação. Este tr
A capacidade de absorção provoca um efeito mediador entre a ambidestria e a capacidade para inovação? Três questões secundárias são derivadas; a) Qual é a intensidade de manifestação da capacidade de absorção organizacional? b) Qual é a intensidade de manifestação da ambidestria organizacional? c) Qual é a intensidade manifestação de capacidade para inovação organizacional? Decorrente da pergunta problema e suas questões derivadas definem-se os objetivos principal e específicos deste estudo.
Ambidestria A Ambidestria é execução simultânea de exploração e explotação na busca de conhecimento, por meio de sub-unidades ou indivíduos da organização vagamente acoplados, tanto a exploração ou explotação estão associadas à aprendizagem e à inovação(GUPTA; SMITH, 2006). A Capacidade de absorção, sigla ACAP em inglês, é uma capacidade dinâmica que influencia a natureza e a sustentabilidade da vantagem competitiva da organização. A ACAP é um composta por um conjunto de rotinas e processos organizacionais pelos quais a organização adquire, assimila, transforma e explora o conhecimento.
A pesquisa realizada neste trabalho é de caráter descritivo, cujo principal objetivo foi identificar características, envolvendo o registro, análise e relação dos fatos ou fenômenos observados. Neste estudo foi adotado o método quantitativo de pesquisa, utilizando técnicas estatísticas no tratamento de informações coletadas e descobrir e classificar relações entre variáveis são as principais características da pesquisa quantitativa.
Considerando os dados dos 77 respondentes, e o calculo do percentual de concordância incluem as respostas a partir de “concordo pouco” até “concordo plenamente”, com isso é possível verificar que os respondentes tem alto grau de concordância com os quatro pilares da capacidade de na fase de potencial da capacidade de absorção onde estão presentes a aquisição e assimilação do conhecimento temos concordância acima de 88%, e na fase de realização da capacidade de absorção onde aparecem a transformação e explotação do conhecimento o percentual de concordância calculado ficou acima de 92%.
O trabalho realizado descrito neste documento demonstra, por meio de pesquisa quantitativa descritiva e tratamento estático, que no setor das empresas do comércio varejo que contribuíram com os respondentes deste trabalho que a capacidade de absorção não provoca um efeito mediador entre a ambidestria e a capacidade para inovação.
AZADEGAN, A., BUSH, D., AND DOOLEY, K. Design creativity: A static or dynamic COHEN, Jacob. Statistical power analysis for the behavioral sciences. 2nd ed. New York: LAWRENCE ERLBAUM ASSOCIATES, 1988 DUNCAN, Robert B. The Ambidextrous organization:designing dual strucutres for innovation. In: KILMAN, Ralph H.; PONDY, Louis R.; SLEVIN, Dennis P. (eds.). The management of organization design.