Resumo

Título do Artigo

INFORMAÇÃO E VALORES NO SUPORTE À TOMADA DE DECISÃO: RELACIONAMENTOS IDENTIFICADOS EM UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA, NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rafael Felix da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação Responsável pela submissão
2 - Edelvino Razzolini Filho
- Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação - PPGGI

Reumo

O papel da informação na tomada de decisão é frequentemente revisitado, tanto na teoria como na prática. Nos processos decisórios no âmbito da sustentabilidade empresarial, isso não é diferente, sendo que uma emergente discussão da literatura vem se referindo a presença de valores, de múltiplas e complexas naturezas, neste processo. Apesar da relevância do tema, pouca atenção foi dedicada aos possíveis relacionamentos existentes entre a informação e os valores que dão suporte ao processo decisório, mantendo em aberto a lacuna referente a uma interpretação mais profunda a respeito do assunto.
Compreender as possíveis interconexões entre informação e valores nos processos de tomada de decisão, no contexto da sustentabilidade empresarial, tem o potencial de contribuir para uma gestão organizacional mais responsável, e para o avanço da transformação gerencial em busca do desenvolvimento sustentável. Isto posto, o presente trabalho busca preencher esta lacuna de pesquisa, vendo como oportuno responder ao seguinte questionamento: Como a literatura relaciona informação e valores no suporte à tomada de decisão, no contexto da sustentabilidade empresarial?
A informação e os valores da tomada de decisão, no contexto da sustentabilidade empresarial, passaram a ser explorados, em conjunto pela literatura, a partir da disseminação do conceito de Desenvolvimento Sustentável, que preconiza o atendimento das necessidades atuais da sociedade, sem prejuízo às futuras gerações, e apresenta como um de seus objetivos a inclusão de informações ambientais e sociais na tomada de decisão organizacional, enfatizando a importância de se reconhecer que os problemas da degradação ambiental se constituem como uma questão ética, tanto quanto institucional.
Para atender à questão de pesquisa foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura. Os estudos que compõem o corpus de análise foram identificados a partir de buscas em bases de dados nacionais e internacionais, selecionados pela sua relevância e adequação ao tema, e analisados por meio de técnicas de análise de conteúdo, com o apoio do software Atlas.ti.
As ligações existentes entre a Informação e os Valores, no contexto pesquisado, ocorrem a partir de três "macroprocessos". No primeiro, valores ambientais, ético-morais e gerenciais da organização são identificados, captados e interpretados por sistemas de gestão da informação e do conhecimento da companhia. O segundo se caracteriza pela formulação da estratégia informacional e leva em conta valores culturais e informacionais. O último, comporta a disseminação da informação, que busca acionar os valores pessoais e sociais de investidores, para gerar valor econômico-financeiro para a empresa.
A análise constatou que os três macroprocessos estão interligados, de forma implícita, por fluxos informacionais (formais e informais, internos e externos) que, através da utilização de diversos canais e atores, funcionam como fios condutores, disseminando as diferentes tipologias de valores, que no contexto da sustentabilidade empresarial, influenciam a tomada de decisão. Importante destacar que estes macroprocessos não são estáticos ou sequenciais, mas dinâmicos, multidirecionais e interconectados, adequando-se a as diferentes realidades organizacionais.
BOLIS, I. et al. Sustainability is all about values: The challenges of considering moral and benefit values in business model decisions. Sustainability (Switzerland), v. 13, n. 2, p. 1–19, 2021. CHEN, X. et al. Are socially responsible companies really ethical? The moderating role of state-owned enterprises: Evidence from China. Sustainability (Switzerland), v. 12, n. 7, p. 1–19, 2020. PARRA-DOMÍNGUEZ, J.; DAVID, F.; AZEVEDO, T. Family Firms and Coupling among CSR Disclosures and Performance. Administrative Sciences, v. 11, n. 1, p. 30, 16 mar. 2021.