Resumo

Título do Artigo

Análise de Rotas Compartilhadas entre Empresas do Polo Industrial de Manaus para Redução de Emissões Antrópicas
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Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - KARLA SUGUIYAMA OKADA
Universidade Federal do Amazonas - Ciencia da Computação
2 - Jurandir Moura Dutra
- Faculdade de Estudos Sociais Responsável pela submissão

Reumo

O Polo Industrial de Manaus (PIM) apresenta-se como principal motor da economia do Estado do Amazonas, sendo responsável por cerca de 90 mil empregos entre trabalhadores efetivos, temporários e terceirizados. A maior parte do transporte de funcionários das indústrias do PIM é feita por ônibus. Porém, os trabalhadores do polo não utilizam o sistema de transporte coletivo público urbano. Ao invés disso, as indústrias do PIM contratam empresas para prestarem o serviço de transporte porta a porta para os seus colaboradores, o sistema de transportes de funcionários por fretamento.
O trabalho proposto procurou investigar formas de reduzir as emissões de gases e poluentes gerados pelo volume diário de veículos automotores coletivos do sistema de transporte dos funcionários do setor produtivo industrial de Manaus. Para tal, o trabalho propôs a análise da viabilidade da implantação de rotas que possam ser compartilhadas entre empresas localizadas próximas umas das outras. Mas, como viabilizar a implantação de rotas compartilhadas através da otimização conjunta?
O transporte de funcionários das empresas do PIM também é objeto de estudo em outros trabalhos, como em (LEITE e SOUZA, 2011) que analisa a velocidade média e tempo de duração dos trajetos fábrica-residência dos funcionários de uma empresa do PIM, mencionando que a falta de planejamento dos bairros prejudica muito a circulação dos transportes coletivos que procuram chegar o mais próximo possível das residências dos funcionários, enfrentando trechos bastante sinuosos. Desta forma, a circulação de ônibus com 44 lugares, por exemplo, é lenta e demorada.
Foi elaborado um levantamento das rotas que supriam a necessidade de transporte de seus funcionários, procurando dimensionar a demanda da quantidade por rota e por empresa. De posse dos dados então, utilizou-se um software de uso gratuito para fazer a roteirização dos veículos (Open Door Logistics). A partir deste ponto, procurou-se identificar as interseções entre os trajetos das rotas que as empresas deste grupo realizam, a fim de analisar a viabilidade e identificar as possibilidades de compartilhamento de rotas entre as mesmas.
Os resultados apontam para a redução nas emissões de gases de efeito estufa, otimização das rotas e trajetórias e redução do consumo de diesel. Essa melhoria demonstrou ser eficiente na redução em todos os sentido, otimizando a ocupação do espaço, a quilometragem percorrida, o consumo de combustível que pode resultar em economia de recursos e as reduções das emissões antrópica per capita, mas não estimadas neste trabalho.
Todos os comparativos foram feitos entre os valores da solução de rotas compartilhadas e a soma dos valores da empresa A e B. O estudo demonstrou que a solução de rotas compartilhadas necessita de 4 veículos a menos que as duas empresas utilizam no cenário atual para realizar o transporte dos funcionários nos trajetos analisados. Assim como, foi demonstrado a redução de cerca de 29% das distâncias percorridas em quilômetros com a adoção das rotas compartilhadas e em termos de consumo de combustível, houve uma redução de cerca de 23% no consumo de diesel.
BRASIL, Ministério das Cidades e Ministério dos Transportes. Plano Setorial de Transporte e Mobilidade Urbana para Mitigação da Mudança do Clima - PSTM. 2013. CORDEIRO, S. A. Otimização do Itinerário de Linhas de Ônibus: Roteirização e Alocação de Recursos. 2017. Tese de Doutorado. PUC-Rio. DUTRA, J. M. Emissões de poluentes atmosféricos do sistema de transportes: inventários e predições. 2018. 117 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.