Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DA RECUPERAÇÃO DE RESÍDUOS NA TRANSIÇÃO PARA A ECONOMIA CIRCULAR
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Maria da Conceição Leal Carvalho Rodrigues
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Unifor Responsável pela submissão
2 - FERNANDO LUIZ EMERENCIANO VIANA
-
3 - Suely Portela Cavalcante Ferreira Gomes
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - UNIFOR/Administração de Empresas
4 - Francisco Jackes Araujo
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Direito

Reumo

Para que o sistema da economia circular funcione, é necessário que todos os envolvidos no ciclo de vida de um produto entendam o seu papel nesse modelo e a influência das diversas variáveis no processo de recuperação de resíduos. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo identificar quais variáveis influenciam o Índice de Recuperação de Resíduos (IRR) dos estados brasileiros. Destaca-se a importância das atividades de reutilização, reciclagem e recuperação energética no processo de gestão de resíduos sólidos urbanos.
Em virtude da velocidade com que os produtos se tornam obsoletos, a disposição do lixo urbano tem se tornado um problema urgente. Esse contexto faz surgir a necessidade de aumentar o Índice de Recuperação de Resíduos (IRR). Diante disso, a pesquisa levanta a seguinte questão: quais variáveis influenciam positivamente o IRR dos estados brasileiros? O objetivo é identificar quais variáveis independentes, dentre as escolhidas para o estudo, influenciam o Índice de Recuperação de Resíduos.
Embora o conceito de economia circular não esteja expressamente contemplado no Plano Nacional Resíduos Sólidos (PNRS), a referida norma engloba seus princípios: reciclagem, redução, reutilização e reclassificação (GHISELLINI, CIALANI, ULGIATI, 2016) A economia circular visa, entre outros aspectos, minimizar os danos e impactos ambientais, sociais e econômicos dos resíduos sólidos, bem como minimizar os próprios resíduos. Portanto, governos e empresas podem aplicar conceitos na gestão integrada de resíduos sólidos (SILVA DE SOUZA LIMA, MANCINI, 2017).
A análise dos dados foi efetuada com uso do software SSPS, a fim de determinar a correlação não paramétrica de Spearman entre a variável dependente ( Índice de Recuperação de Resíduos dos estados) e variáveis independentes (número de municípios com existência de taxa/tarifa de cobrança de manejo de Resíduos Sólidos Urbanos, custo total de manejo por habitante, cobertura da coleta seletiva, quantidade de catadores e número de municípios com coleta seletiva)
Os achados revelam a influência das variáveis escolhidas para o estudo no processo de recuperação de resíduos, importante etapa na construção de uma economia de modelo circular, bem como contribuem com informações para os diversos agentes envolvidos, como formuladores de políticas públicas e organizações diversas. As variáveis: municípios que possuem plano de gestão segundo a PNRS (coeficiente de correlação 0,592), cobertura de coleta seletiva (coeficiente de correlação 0,605) e taxa de cobrança (coeficiente de correlação 0,654) apresentam correlação de Spearman em nível moderado.
Alguns aspectos da PNRS podem contribuir para a economia circular na gestão de resíduos sólidos, identificou-se as variáveis que influenciam o Índice de Recuperação de Resíduos (IRR) dos estados brasileiros. Conclui-se que o planejamento dos municípios através de um plano de gestão segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a cobrança de taxas para manuseio de gestão dos resíduos sólidos e a cobertura de coleta seletiva são fatores que influenciam positivamente de forma moderada o Índice de Recuperação de Resíduos.
BRASIL. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010. Presidência da República, Departamento da Casa Civil. Brasília, 2010. GHISELLINI, P; CIALANI, C.; ULGIATI, S. A review on circular economy: the expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner Production, v. 114, p. 11-32, 2016. SILVA DE SOUZA LIMA, Nathalia; MANCINI, Sandro Donnini. Integration of informal recycling sector in Brazil and the case of Sorocaba City. Waste Management & Research, v. 35, n. 7, p. 721-729, 2017.