Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM PARQUE NACIONAL: Moradores de entorno e visitantes
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Benedita Marta Gomes Costa
- Curso de Administração Responsável pela submissão
2 - Francisca Samila Silva Soares
- Sobral
3 - Elzilene Gomes Costa
- Geografia; Direito

Reumo

O presente trabalho é resultado de um estudo de caso realizado no Parque Nacional de Ubajara, no estado do Ceará, com o objetivo de mensurar e analisar a percepção ambiental dos moradores do entorno e visitantes do parque a partir dos três níveis básicos de percepção, o conhecimento, a importância e o comportamento, assim como traçar o perfil socioeconômico dos entrevistados e assim fornecer os subsídios necessários para gestão do parque na elaboração de políticas públicas voltadas para a educação ambiental.
A partir dessas considerações, buscou-se reunir dados para o seguinte problema de pesquisa: Qual o grau de percepção ambiental dos moradores do entorno e visitantes do Parque Nacional de Ubajara-Ce?
O termo percepção deriva do latim perceptìo, ónis que significa compreensão e, ou faculdade de perceber. Partindo desse contexto, os estudos em percepção ambiental, assumem papel preponderante na identificação e análise do envolvimento da sociedade com o meio ambiente, de modo que a partir das informações observadas, é possível orientar os esforços empreendidos nas dificuldades da relação entre homem e natureza e consequentemente, nas reais causas dos problemas ambientais.
A população desta pesquisa é composta pelos visitantes do PNU e moradores da cidade de Ubajara, onde se localiza a sede administrativa do Parque. Os dados foram colhidos nos dias 7 e 8 de setembro de 2018, através de um questionário estruturado em duas partes, a primeira, composta por questões socioeconômicas, e a segunda por um instrumento de mensuração de percepção ambiental. Participaram da pesquisa 299 indivíduos no total, sendo 152 questionários respondidos pelos moradores da cidade de Ubajara e 147 respondidos pelos visitantes do Parque.
De acordo com o estudo realizado, a percepção ambiental pode ser avaliada através de três fatores chave, o conhecimento, o comportamento e a importância dada às questões ambientais, considerando ainda o fator socioeconômico da população. A influência do filtro fisiológico pode ser observada tanto no gênero, quanto na faixa etária dos visitantes. No entanto, só foi observada entre os moradores no que diz respeito à idade dos participantes, entre eles tanto homens, quanto mulheres apresentaram o mesmo grau de percepção.
Em relação ao Parque Nacional de Ubajara, seus visitantes e moradores do município em que está localizado, foi possível observar, um nível ou grau de percepção concentrado entre percepção ambiental média e percepção ambiental alta, com apresentação de diferenças estatísticas na aplicação dos filtros fisiológicos e culturais.
AUDINO, Vinícius. Elaboração de um instrumento sobre a percepção ambiental da população urbana para a sustentabilidade de cidades. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017. BELLO, Angela Ales. Introdução à Fenomenologia. Trad. Ir. Jacina Turolo Garcia e Miguel Mahfoud. Bauru, São Paulo: Edusc, 2006.