Resumo

Título do Artigo

LOCALIZAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DO POTENCIAL BIOENERGÉTICO ANIMAL NA PARAÍBA
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Victor Carlos de Lima Arruda
Universidade Federal da Paraíba - CEAR Responsável pela submissão
2 - TAYNARA GEYSA SILVA DO LAGO
Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Engenharia de Energias Renováveis
3 - Beatriz Ribeiro Petrucci Padilha
Universidade Federal da Paraíba - Campus I
4 - Josicleide de Moura Pereira
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Centro de Tecnologia
5 - Luiz Moreira Coelho Junior
Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Engenharia de Energias Renováveis

Reumo

Os fóruns internacionais veem discutindo a insegurança energética no mundo, provocada pela dependência do petróleo e do gás natural, bem como, as suas consequentes instabilidades econômicas e ambientais. Para incrementar a matriz energética e atender as metas globais, há uma motivação no uso crescente de bioenergia, em alternativa aos combustíveis fosseis.
A partir dos dados da quantidade de animais arrebanhados no estado da Paraíba foi possível estimar a energia potencial teórica da conversão dos resíduos animais em energia. A biodigestão se mostra como alternativa tecnológica para o incremento da matriz energética com bioenergia. Esse trabalho observou o padrão de localização e especialização do potencial energético dos dejetos da pecuária nos municípios, nas regiões imediatas e intermediárias do estado da Paraíba.
O biogás, recurso de energia renovável, é produzido pela decomposição de materiais orgânicos, como esterco, resíduos agrícolas, lodo de esgoto e resíduos de alimentos em condições anaeróbias. Os resíduos animais podem ser aproveitados como matéria prima, excretados de animais vivos, como por exemplo o esterco de leite, cama de aves, outros resíduos de operações pecuárias.
A Energia Potencial Teórica (ETP) foi estimada a partir dos resíduos animais da pecuária adquiridos dos rebanhos e do desenvolvimento de coeficientes de conversão baseado nos dados da literatura especializada. Foram calculados os indicadores de especialização e localização, sendo eles, o Índices de Krugman (SI) e o Índice de Ellison-Glaeser (EG).
Os resultados mostram um crescimento no potencial energético estadual ao longo dos 21 anos analisados. Em nível municipal, os rebanhos galináceos apresentam maior aglomeração e a nível regional (intermediarias) os rebanhos caprinos tem maior EPT aglomerada. O índice de EG mostra uma desaglomeração espacial para a EPT dos rebanhos bovinos durante os anos de 2000 a 2020. O SI da região intermediaria de Campina Grande evidencia cidades limítrofes entre si com dessemelhança baixa (SI < 05) indicando uma especialização na área para bioenergia animal.
A determinação do conjunto de índices utilizados nesse trabalho, que são a luz dos estudos em economia regional, conseguem de forma preliminar dar subsídios para maiores estudos e formulação de políticas regionais de cunho agropecuário e bioenergético.
CAETANO, B. C.; SANTOS, N. D. S. A.; HANRIOT, V. M.; SANDOVAL, O. R.; HUEBNER, R. Energy conversion of biogas from livestock manure to electricity energy using a Stirling engine. Energy Conversion and Management: X, [S.L.], v. 15, p. 100224, ago. 2022. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ecmx.2022.100224. AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL. Superintendência de concessões e Autorizações de geração – SCG. Matriz por tipo e combustível final. Brasília, 29 jun. 2022. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNjc4OGYyYjQtYWM2ZC00YjllLWJlYmEtYzdkNTQ1MTc1NjM2IiwidCI6IjQwZDZ