Resumo

Título do Artigo

A CAPACIDADE ADAPTATIVA DA EMPRESA HARDWOOD AOS CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EXIGIDOS PELA IKEA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Fausto Ivan Kiewel
Escola de Gestão e Negócios - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - Universidade Feevale
2 - Cristiane Froehlich
Universidade FEEVALE - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
3 - André Luciano Viana
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Economia

Reumo

A seleção de fornecedores para atuação de acordo com os princípios da cadeia de suprimentos verde vem sendo visada entre os pesquisadores e profissionais devido à crescente conscientização sobre a necessidade de proteção ambiental e seus efeitos de longo prazo e, de como estes efeitos podem influenciar as empresas, nas questões comerciais e de marketing.
Diante das informações citadas, a pergunta que norteia o presente artigo é: Como a capacidade adaptativa de uma empresa (fornecedor) contribuiu para o atendimento dos requisitos de sustentabilidade exigidos pelo cliente Ikea? O objetivo consiste em analisar a capacidade de adaptação da empresa Hardwood aos requisitos de sustentabilidade exigidos pelo cliente Ikea.
A integração das metas de sustentabilidade ambiental tem sido a premissa da liderança na cadeia de suprimentos e do gerenciamento de operações (FAHIMNIA, 2014). A pressão dos stakeholders vem forçando as organizações de forma com que elas adotem práticas aderentes as políticas ambientais, mesmo que estas não sejam obrigações legais atribuídas através de normas governamentais (HENRIQUES; SADORSKI, 1999).
Foi realizado um estudo de caso qualitativo, com característica descritiva. A empresa estudada atua no ramo moveleiro e produz móveis para o mercado brasileiro e internacional. A matriz localiza-se no Rio Grande do Sul, conta com mais de 6.500 funcionários e possui unidades em outros Estados do Brasil. Foi utilizado o nome fictício “Hardwood” para preservação da identidade da empresa. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, de acordo com as diretrizes sugeridas pela Bardin (2016).
Na análise dos dados foram considerados os fatores relevantes da capacidade adaptativa da empresa Hardwood que já possuía uma base de informações devido as exigências dos órgãos regulamentadores nacionais. Foi possível perceber que a capacidade de adaptação da empresa foi internalizada, pois na medida em que os requisitos do cliente são atualizados, a empresa também buscar adaptar-se a essas novas necessidades.
Para relação da cadeia de suprimentos a pesquisa demonstrou que apesar da resistência inicial por parte dos fornecedores de matérias-primas, a maioria também realizou as adaptações necessárias para o cumprimento dos requisitos para que dessa forma seja garantida a confiança de toda a cadeia de suprimentos. Estas constatações demostram que o desenvolvimento de um integrante da cadeia de suprimentos gera impactos nos demais, sendo visto assim como um agente de mudança, que conforme cresce, gera oportunidades para que os demais cresçam junto.
AKMAN, G. Evaluating suppliers to include green supplier development programs via fuzzy c-means and VIKOR methods. Comput. Ind. Eng, n. 86, p. 69–82, 2015. BARI, N.; CHIMHUNDU, R.; CHAN, A. Dynamic Capabilities to Achieve Corporate Sustainability: A Roadmap to Sustained Competitive Advantage. Sustainability., n. 14, p 1531, 2022. KONYS, A. Green Supplier Selection Criteria: From a Literature Review to a Comprehensive Knowledge Base. Sustainability, n.11, 2019.