Resumo

Título do Artigo

Explorando dilemas da sustentabilidade na produção de aves e suínos no sistema de integração: uma análise de cluster
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tais Provensi
Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Responsável pela submissão
2 - Elisete Aparecida Ferreira Stenger
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
3 - Sérgio Begnini
Universidade do Oeste de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A sustentabilidade da produção de aves e suínos no sistema de integração enfrenta o dilema entre o sucesso econômico e os impactos negativos gerados para o meio ambiente e para a sociedade. Devido ao crescimento populacional, o agronegócio possui o desafio de garantir a segurança alimentar da população e de produzir alimentos de forma sustentável (Kakani et al., 2020) e, dessa forma, o crescimento da produção não ocorre isolado das preocupações globais com a sustentabilidade.
Na produção de aves e suínos brasileira, observa-se resultados econômicos positivos e significativos, bem como o reconhecimento do impacto ambiental dessas atividades, sobretudo em relação aos dejetos produzidos. Além disso, o sistema de integração pode afetar as dinâmicas sociais entre produtores e agroindústria, levantando questões sobre a sustentabilidade dessa relação. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo analisar o perfil de produtores rurais que atuam no sistema de integração e discutir aspectos associados à dimensão econômica, social e ambiental da atividade.
As preocupações globais com a sustentabilidade permeiam diversos setores, inclusive o agronegócio. É evidente que a expansão e modernização do setor trouxeram impactos econômicos, sociais e ambientais, tanto positivos quanto negativos. Estudos pregressos que analisaram o cenário de produtores integrados na região Sul do Brasil identificaram assimetrias na relação da integração (Sopeña et al., 2018) e na sustentabilidade da atividade de produção de suínos (Camargo et al., 2018; Kruger et al., 2022).
A partir de uma base de dados pré-existente, gerada por um questionário que mapeou características de produtores integrados de 37 municípios da mesorregião Oeste de Santa Catarina, fez-se uso do método quantitativo de análise de cluster para responder ao objetivo proposto.
Os achados revelam quatro grupos distintos de produtores, que apresentam características específicas em relação à idade, escolaridade, rentabilidade dos lotes e satisfação, por exemplo. Não foi possível considerar os clusters analisados plenamente sustentáveis - houve distinção entre os três pilares da sustentabilidade e, portanto, não se constatou um equilíbrio entre eles. Esse fato, somado à diversidade dos grupos, indica a influência de diferentes fatores na atitude dos produtores em relação à atividade e permite a identificação de aspectos críticos, oportunidades e motivadores.
A principal conclusão do estudo compreende que o perfil dos produtores rurais que atuam no sistema de integração de produção de suínos e aves está fortemente relacionado a fatores econômicos, sociais e ambientais. O estudo fornece insights interessantes principalmente para as empresas integradoras, que podem utilizar essa análise de perfil para adaptar suas estratégias de suporte aos produtores considerando os desafios específicos de cada grupo. A pesquisa também é capaz de fornecer suporte para o desenvolvimento de políticas públicas assertivas.
Brenya, R. et al. (2023). DOI:10.1108/JADEE-08-2021-0191 de Camargo, et al. (2018). DOI: 10.1007/s10668-018-0147-6 Kakani et al. (2020). DOI: 10.1016/j.jafr.2020.100033 Kruger et al. (2022). DOI: 10.3390/su14169926 Sopeña, M. B., Arbage, A. P., & Magnano, K. F. (2018). Transações e comportamento oportunista na suinocultura gaúcha. Desenvolvimento Rural Interdisciplinar, 1(1), 166-205.