Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO NO SETOR CULTURAL DO ESTADO DO AMAZONAS
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Maria Leônia Alves do Vale Brasil
-
2 - Suzete Antonieta LIzote
- Itajai Responsável pela submissão

Reumo

A administração pública está sendo desafiada a promover mudanças que possam mobilizar políticas voltadas à melhoria nas relações do Estado com a sociedade, evidenciando o necessário envolvimento entre todos os atores desta dinâmica social. Assim, verificam-se mudanças no papel das organizações, e no comportamento da economia, que não possui mais uma dinâmica própria, por se envolver com toda a sociedade, configurando uma relação que evidencia a necessidade de se inovar na área social. O objeto deste estudo foi o Concerto Natalino, desenvolvido pela Secretaria de Estado e Cultura do Amazonas.
Os projetos que circundam o Concerto de Natal do Estado do Amazonas envolvem muito mais que aspectos culturais para o contexto manauara. Assim, buscou-se resposta ao seguinte questionamento: A inovação social tem promovido a melhoria das condições de vida da comunidade? Assim, definiu-se como objetivo analisar o processo de inovação social, desenvolvido pela equipe gestora envolvida no Concerto de Natal da SEC do Estado do Amazonas.
A promoção e manutenção dos processos de inovação, de acordo com as colocações de Gonzáles, Rolón e López (2022) dependem, de certa forma, da capacidade social dos atores envolvidos, ou seja, em competência técnica, qualificação; e nível educacional; experiência em organização e gestão grandes empresas ou projetos; presença de instituições financeiras e a capacidade do mercado para mobilizar capital em grande escala; honestidade e confiança entre os diferentes tipos de atores; e; estabilidade e eficácia do governo no estabelecimento de regras para apoiar o desenvolvimento econômico.
A pesquisa foi qualitativa, descritiva e exploratória, optando-se pelo estudo de caso (YIN, 2005). As entrevistas foram realizadas com os gestores que compõem o quadro funcional da SEC/AM, abrangendo Secretário, Secretárias Executivas, Chefias de Gabinete, Diretores de Departamentos e Gerentes dos Sistemas de Gestão. Todo o material obtido nas entrevistas foi estudado usando a análise de conteúdo. As categorias de análise tiveram com base Tardif e Harrison (2005) que criaram um modelo, na área de inovação social com as dimensões transformação, caráter inovador, inovação e os atores.
Foi possível verificar que, ao analisar o processo de inovação social, desenvolvido pela equipe gestora envolvida no Concerto de Natal da SEC do Estado do Amazonas, as dimensões, transformação; caráter inovador; inovação e os atores, estavam presentes nas ações que desenvolve a SEC/AM. Os resultados baseados no relatório da SEC (2006) mostraram nos 10 anos a SEC enfrentou desafios como: afirmar a cultura como fator de inclusão social promovendo o resgate da identidade cultural do Amazonense; promover a capacitação de recursos humanos na área cultural e o empreendedorismo cultural.
Conclui-se, no que se refere a melhoria nas condições de vida, foi possível identificar que os resultados são favoráveis. Os projetos que participam do Concerto: Jovem Cidadão, Liceu de Artes Claudio Santoro e Centro de Convivências da Família fazem parte da política pública que o Estado desenvolve para atender os vários segmentos da sociedade amazonense, da criança ao idoso. Assim pode-se afirmar que inovação social tem promovido a melhoria das condições de vida da comunidade que participa do Concerto de Natal do Estado do Amazonas.
GONZÁLEZ, I., ROLÓN, J. C.; LÓPEZ, S. Identificación del talento para el impulso a la innovación social: Una propuesta con visión sistémica. Revista de Ciencias Sociales, (Especial 6), p. 380- 394, 2022. TARDIF, C. ; HARRISSON. D. Complémentarité, convergence et transversalité: la conceptualization de innovation sociale au CRISES. In: CRISES. Centre de Recherche Sur Les Innovations Sociales Cahiers du CRISES. Quebec, 2005. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. 2. ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.