Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA INDÚSTRIA DOS PLÁSTICOS E ADOÇÃO DA ECOINOVAÇÃO PARA REDUZIR SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - John Wilmer Parra Llanos
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Engenharia Quimica Responsável pela submissão
2 - Caroline Rodrigues Vaz
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas
3 - Lucila Maria de Souza Campos
-

Reumo

Os polímeros, são compostos por várias pequenas unidades conhecidas como monômeros, que são interconectadas para produzir cadeias longas. Esses materiais são onipresentes em nossas vidas diárias, manifestando-se em uma gama diversificada de produtos e mercadorias (NAMAZI, 2017). O extraordinário sucesso dos polímeros, principalmente dos polímeros plásticos, levou ao seu consumo excessivo. As qualidades favoráveis dos polímeros, acelerou a substituição de outros materiais, por materiais poliméricos que oferecem importantes vantagens, propriedades e aplicações de alto consumo (FELDMAN, 2008).
O uso de polímeros plásticos é difundido em vários setores. No entanto, a produção e o descarte de polímeros plásticos geram impactos ambientais significativos, como mudanças climáticas e poluição ambiental, uma vez que permanecem no meio ambiente por muitos anos. Na busca por compreender a influência da inovação tecnológica na indústria dos plásticos, este artigo tem por objetivo apresentar a evolução da indústria dos plásticos, assim como identificar ecoinovações que foram desenvolvidas no setor para aliviar seus efeitos prejudiciais ao meio ambiente, por meio de uma revisão de literatura.
Os problemas atuais das mudanças climáticas exigem novas formas radicais de viver, produzir e consumir. Atualmente a indústria de plásticos está enfrentando o desafio de contribuir para a luta contra as mudanças climáticas e ao mesmo tempo, a poluição dos resíduos plásticos (CHADHA, 2011). A adoção de novas práticas e do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e limpas na indústria dos polímeros permitiram reduzir o consumo de recursos naturais e diminuir a produção de resíduos, além de mitigar os impactos das mudanças climáticas e problemas relacionados (ZUIDERVEEN et al., 2021).
Neste estudo, a revisão da literatura foi realizada de acordo com o método SYSMAP (Scientometric and sYStematic yielding MApping Process). O estudo inicialmente identificou 102 publicações indexadas nas bases de dados Scopus. Após de aplicar os critérios de seleção, um total de 46 documentos em texto completo foram selecionados para análise do conteúdo.
Este artigo fornece uma visão geral histórica da evolução dos polímeros. Além disso, identificou a adoção de ecoinovações que se vem desenvolvendo na indústria de plásticos como reciclagem, bioplasticos e plásticos biodegradáveis. O desenvolvimento de novos materiais como os bioplasticos tem o potencial de mitigar os impactos negativos ocasionados pelos plásticos tradicionais, reduzindo os resíduos e desenvolvendo materiais mais sustentáveis.
Materiais poliméricos, particularmente plásticos, foram desenvolvidos com a intenção de simplificar nosso modo de vida. Apesar de sua necessidade em várias atividades diárias, é crucial reconhecer que eles se tornaram uma fonte significativa de contaminação ambiental global, colocando em risco a biodiversidade dos ecossistemas marinhos e terrestres e representando uma ameaça potencial à saúde humana no futuro. A adoção de práticas e produtos ecoinovadores na indústria dos plásticos pode ajudar a reduzir os impactos ambientais ocasionados pelos resíduos plásticos.
CHADHA, A. Overcoming Competence Lock-In for the Development of Radical Eco-Innovations: The Case of Biopolymer Technology. Industry and Innovation, v.18, n.03, p. 335-350, 2011. FELDMAN, D. Polymer History. Designed Monomers and Polymers, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2008. NAMAZI, H. Polymers in our daily life. Bioimpacts. v. 7, n. 2, p. 73-74, 2017. ZUIDERVEEN, E. et al. Ex-ante life cycle assessment of polyethylenefuranoate (PEF) from bio-based monomers synthesized via a novel electrochemical process. Cleaner Environmental Systems, v. 2, 100036, 2021.