Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA LOGÍSTICA REVERSA SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA CIRCULAR: ESTUDO EM RESTAURANTES DE MICRO E PEQUENO PORTES
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Brenda Soares Viana
-
2 - Patricia Guarnieri
- Responsável pela submissão

Reumo

No Brasil, diariamente, milhões de toneladas de resíduos são descartados, e grande parte em locais inadequados, proporcionando impactos significativos ao meio ambiente. Brasília é a cidade que mais produz resíduos no país e grande parte desse descarte é feito por restaurantes. Nas últimas décadas tem emergido um modelo econômico preocupado com as causas sociais e ambientais que é a economia circular e, atrelado a ele, tem-se um instrumento capaz de operacionalizar o retorno e revalorização dos resíduos de forma ambientalmente correta, que é a logística reversa.
Os restaurantes de micro e pequeno portes, muitas vezes, estão mais preocupados em driblar a crise e manter a sobrevivência, não se atentando à importância da diminuição do desperdício para redução de custos, bem como a relevância de adotar medidas para contenção do desperdício para a imagem da empresa. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como é realizada a destinação dos resíduos sólidos e logística reversa de restaurantes de micro e pequeno porte da Região Administrativa VII (RA VII) do Distrito Federal, o Paranoá, sob a perspectiva da economia circular.
A Economia Circular é um sistema de produção e consumo que visa manter produtos, materiais e energia em circulação para continuar adicionando e mantendo seu valor por um longo período (JABBOUR et al., 2019). De acordo com Ellen MacArthur Foundation (EMF 2018), a EC é uma proposta para a mudança dos padrões de produção e consumo através de um ciclo fechado, que contradiz o modelo linear vigente, por estar baseada em extrair, transformar e descartar.
Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa, de caráter exploratório, com o objetivo de investigar o tema e oferecer uma visão aproximativa do problema pesquisado (GIL, 2008). Em relação aos procedimentos técnicos, foi adotado o estudo de caso, que consiste na análise profunda de um objeto, com vistas a obter um maior detalhamento e conhecimento deste (GIL, 2008). O instrumento de pesquisa escolhido foi o questionário, aplicado aos gestores dos restaurantes e clientes.
A pesquisa foi realizada em 4 estabelecimentos do Paranoá, todos eles de micro porte. A gestão dos resíduos é feita de forma simplificada apenas por parte dos restaurantes respondentes, o que reforça a premissa de que, muitas vezes, esses restaurantes estão mais preocupados em driblar a crise e manter a sobrevivência. Dessa forma, não se atentam à importância e os benefícios da diminuição do desperdício para redução de custos, bem como a relevância de adotarem ações que se enquadram em práticas de economia circular para a imagem da empresa, ao promover um diferencial competitivo.
O estudo realizou um levantamento qualitativo a respeito da perspectiva do gestor e consumidor sobre restaurantes associados a uma iniciativa dentro do contexto de economia circular no Paranoá. Apenas 4 estabelecimentos, dos 10, responderam ao questionário. Essa não adesão pode ser justificada por um receio, por parte dos gestores, em divulgar informações dos seus estabelecimentos ou pela falta de tempo devido ao acúmulo de funções exercidas. Por fim, esta pesquisa contribui com a área relacionada, principalmente, por identificar fatores do ponto de vista dos gestores de restaurantes.
ALVARES, C. de R; GUARNIERI, P. Redução do desperdício alimentar sob a perspectiva da economia circular: Caso dos restaurantes da Asa Sul de Brasília filiados ao Instituto Ecozinha. In ENGEMA, 23., 2021, São Paulo. Anais e palestras... São Paulo: USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2021. p. 1-17. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES (ABRASEL). Disponível em: . Acesso em: 24 abril 2021.