Resumo

Título do Artigo

FRAMEWORK PARA MENSURAR A PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE UMA SOCIEDADE JUSTA, INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rossana Parizotto Ribeiro
- Escola de Negócios - Unisinos Responsável pela submissão
2 - Ana Lígia Gil Espuny
- Escola de Negócios - Administração
3 - ANDREA BURMEISTER MORAIS HERMES
- UNISINOS - Escola de Gestão e Negócios - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Elaine Marisa Andriolli
-

Reumo

A busca por uma sociedade onde todos tenham acesso igualitário a oportunidades, direitos e conquistas, independentemente de suas características pessoais, é essencial para a promoção do bem-estar coletivo e a preservação do nosso planeta para as gerações futuras
A construção de sociedades inclusivas, justas e sustentáveis é um desafio complexo e urgente que requer o engajamento coletivo de governos, empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos brasileiros em relação a uma sociedade justa, inclusiva e sustentável.
Na busca pela justiça social, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU desempenham um papel fundamental, constituindo uma agenda global que aborda questões sociais, econômicas e ambientais (ONU, 2015).
O método utilizado neste estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, por meio de uma Survey aplicada no Brasil, com uma amostra de 232 respondentes, onde para a coleta de dados elaborou-se um questionário com 35 questões, realizada sob o aspecto de bola de neve, ou seja, pelos contatos e redes sociais dos pesquisadores, no período de abril a agosto de 2023.
A pesquisa verificou a relação entre os construtos Sociedade Justa (SJ) e Sociedade Inclusiva (SI) e a Sociedade Sustentável (SS), resultando em 2 Modelos, que tiveram as médias das variáveis do Construto de SS como uma variável dependente (efeito) e SJ e SI como variáveis independentes (causa). As relações das variáveis observáveis de uma Sociedade Sustentável na Sociedade Inclusiva apresentam expressivas intensidades de influência, corroborando com os estudos de Díaz Vega et al., (2021), Tremblay et al., (2021), Fiandrino et al., (2022) e Sugiawan et al., (2023).
Recomenda-se que estudos futuros podem adotar uma abordagem multidisciplinar que integre análises quantitativas e qualitativas. Além disso, seria valioso investigar o papel das políticas públicas, da educação ambiental e das iniciativas da sociedade civil na promoção da sustentabilidade, da inclusão e da justiça social. Outro caminho de pesquisa interessante poderia ser explorar as implicações dessa relação em níveis mais micro, como comunidades locais, empresas e instituições específicas, para identificar práticas e estratégias eficazes que podem ser replicadas em diferentes contextos.
Díaz Vega, Miriam, Ricardo Moreno Rodríguez, and Carmen Gallardo Pino. "La Universidad Española ante el ODS 4: Los planes estratégicos como principal barrera para alcanzar la inclusión." Revista de educación inclusiva. Revista Nacional e Internacional de Educación Inclusiva ISSN: 1889-4208.; e-ISSN 1989-4643. Volumen 14, Número 1, junio 2021 Organização das Nações Unidas – ONU (2015). Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br. Acesso em 02 de fevereiro de 2022.