Resumo

Título do Artigo

ABORDAGENS PARADIGMÁTICAS NOS ESTUDOS DE DIGNIDADE, CONSUMIDOR E CLIENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rafael Pedroza de França
Universidade Presbiteriana Mackenzie - CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Responsável pela submissão
2 - Maria Luisa Mendes Teixeira
-

Reumo

Dignidade é um conceito relativamente novo nos estudos organizacionais, mas com longa história em outras áreas, como filosofia e teologia cristã. É usada em múltiplas arenas, como direitos humanos, direito e justiça social, bem como a bioética, a saúde e cuidados clínicos (Jacobson, 2007). Este estudo realizou uma análise, com foco nas abordagens paradigmáticas, das publicações encontradas nas bases de dados Scopus e Web of Science e Scielo com os termos “dignidade”, “cliente” e “consumidor” a partir da utilização do protocolo para realização de revisões sistemáticas de literatura Prisma 2020.
A dignidade tem sido estudada até agora em conexão com o trabalho e os trabalhadores no ambiente organizacional interno sendo que, outros stakeholders, como clientes ou fornecedores, geralmente não são levados em consideração pelos pesquisadores de dignidade. Neste sentido, como partes que podem ser afetadas pelas organizações, estudar a dignidade relacionada aos clientes/consumidores preenche esta lacuna. O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre as abordagens paradigmáticas que tratam sobre dignidade, consumidor e cliente.
A dignidade também é tratada no campo do trabalho. Defender a dignidade e obter a autoestima por meio do trabalho são fundamentais para o bem-estar dos trabalhadores. Garantir a dignidade dos funcionários é igualmente importante para as organizações que tentam fazer uso efetivo do seu capital humano (Hodson; Roscigno, 2004). A dignidade tem sido estudada até agora em conexão com o trabalho e os trabalhadores no ambiente organizacional interno sendo que, outros stakeholders, como clientes ou fornecedores, geralmente não são levados em consideração pelos pesquisadores de dignidade.
Revisões sistemáticas de literatura são frequentemente utilizadas como etapa inicial para se assegurar que há necessidade de pesquisas adicionais em determinada área de pesquisa. Além disso, revisões sistemáticas permitem ligar pesquisas futuras às questões e preocupações que foram colocadas por pesquisas anteriores e a melhorar os métodos usados para coletar e sintetizar evidências empíricas. Este estudo utilizou-se do diagrama dos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA) de 2020.
Os artigos selecionados nessa revisão sistemática da literatura apresentaram, de forma geral, temas relacionados a dignidade, consumidor e cliente em diferentes abordagens paradigmáticas. Em seu artigo sobre avaliação da qualidade de vida baseada no consumidor, Shalock et al (2000), o que emprega a abordagem paradigmática positivista. Rendtorff (2009) utiliza a abordagem institucional para tentar fornecer uma estrutura geral para a ética nas indústrias de serviços. Além destas, foram identificadas a abordagem pós-moderna, a abordagem estruturalista e a positivista.
A partir dos artigos encontrados foi possível depreender que estes temas, dignidade, cliente e consumidor, por mais que possam ter elevada importância na vida das pessoas nas organizações, ainda possui um longo caminho a percorrer para se tornar mais presente nos estudos organizacionais. A dignidade do cliente e consumidor foi considerada como sendo importante. Espera-se que possíveis aprofundamentos advindos das leituras dos artigos relacionados e de outros que tratem desta temática possam gerar dimensões e mais subsídios para ampliação de estudos empíricos, quantitativos e qualitativos
Hodson, R., & Roscigno, V. J. (2004). Organizational Success and Worker Dignity: Complementary or Contradictory? American Journal of Sociology, 110(3), 672–708. Jacobson N. (2007). Dignity and health: a review. Social science & medicine (1982), 64(2),292–302. Rendtorff, J. D. (2007)."Basic ethical principles applied to service industries," The Service Industries Journal, Taylor & Francis Journals, vol. 29(1), p. 9-19. Schalock, R.L., Bonham, G.S., & Marchand, C.B. (2000).Consumer based quality of life assessment: a path model of perceived satisfaction. Evaluation and Program Planning, 23,77-