Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: uma revisão da literatura
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Gilson Pedro Ranzula
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica Responsável pela submissão
2 - Roberta Dalvo Pereira Conceição
- CEFET-RJ

Reumo

O crescente volume de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos globalmente apresenta riscos ambientais e de saúde devido a substâncias tóxicas. A logística reversa é crucial para mitigar esses impactos. O estudo visa identificar como as instituições de ensino superior no Brasil gerenciam o descarte de REEE, com foco na LR. A falta de sensibilização dos funcionários dessas instituições agrava o problema. A pesquisa utiliza revisão bibliográfica de 2013 a 2023 e busca contribuir para uma gestão mais sustentável de REEE nas instituições educacionais, promovendo a sensibilização e ações efetivas
Problema de Pesquisa: Como são realizados os processos de gerenciamento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em instituições de ensino superior do Brasil, com ênfase no conceito de Logística Reversa? Objetivo: Identificar como são realizados os processos de descarte desses resíduos na gestão de REEE nessas instituições, com ênfase no conceito de Logística Reversa.
A Logística Reversa (LR) é crucial para a sustentabilidade, redirecionando produtos e embalagens para o processo produtivo (Leite et al., 2019). A PNRS define a LR como essencial, focando na coleta e devolução de resíduos sólidos para reaproveitamento (Brasil, 2010). O Brasil enfrenta desafios na reciclagem de REEE, resultando em impactos ambientais e riscos à saúde (Rajesh et al., 2022). É crucial adotar medidas sustentáveis e sensibilizar instituições de ensino, alinhadas à PNRS (Watanabe e Candiani, 2019), essenciais para preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade.
Este artigo revisou a literatura usando dados de diversas fontes, incluindo SciELO, ScienceDirect, Scopus e Google Acadêmico, com descritores como "logística reversa" e "equipamentos eletroeletrônicos". Os critérios de inclusão abrangiam artigos de 2013 a 2023, disponíveis gratuitamente, excluindo os não relacionados. O estudo seguiu etapas, como escolha do tema, elaboração do plano de trabalho, busca de referências bibliográficas, seleção de material, análise dos dados e redação, visando proporcionar uma compreensão aprofundada das questões abordadas.
Este artigo revisou a literatura sobre resíduos eletroeletrônicos em instituições de ensino no Brasil, identificando 33 estudos relevantes após analisar 65 artigos de bases de dados. Universidades como USP, UNICAMP e UFCG se destacaram em gestão de resíduos, enquanto UFPE, UFRJ e FACAPE também estão envolvidas em reciclagem. No entanto, o IFAM ainda não implementou sistemas de Logística Reversa. Padronizar essas práticas em todo o país continua sendo desafio, exigindo investimento em informação e educação para garantir o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos.
O estudo analisou a gestão de REEEs em instituições de ensino superior no Brasil. Algumas adotaram práticas adequadas, mas outras enfrentam desafios com equipamentos obsoletos. A conformidade com regulamentações de resíduos sólidos é essencial. O gerenciamento eficaz dos REEEs é crucial para responsabilidade socioambiental e para prevenir a poluição. A exposição a substâncias perigosas nos REEEs implica riscos à saúde. As autoridades devem promover políticas para LR e sensibilização e práticas sustentáveis. A pesquisa contribui para o conhecimento das ações nas instituições educacionais.
BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de resíduos Sólidos. Diário oficial da República. Brasília, DF, 3 dez. 2010; RAJESH, R.; KANAKADHURGA, D.; PRABAHARAN, N. Electronic waste: A critical assessment on the unimaginable growing pollutant, legislations and environmental impacts. Environmental Challenges, v. 7, 2022; WATANABE, F. P.; CANDIANI, G. Gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos em instituições de ensino superior. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 10, n. 5, p. 170-185, ago./set. 2019.