Resumo

Título do Artigo

AS RELAÇÕES DA PANDEMIA DO COVID 19 NA INOVAÇÃO, PRÁTICAS AMBIENTAIS, AÇÕES SOCIAIS E QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS: UMA SURVEY EM EMPRESAS BRASILEIRAS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Eliana Andréa Severo
Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Ciências Socias Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas Responsável pela submissão
2 - Julio Cesar Ferro de Guimarães
- Universidade Federal de Pernanbuco, Mestrado Profissional em Administração (MPAdm/UFPE)
3 - Pedro Senna Vieira
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow - Maracanã

Reumo

A Pandemia do COVID-19 trouxe uma série de mudanças nos relacionamentos interpessoais, na gestão das organizações, no ambiente de trabalho de todas as tipologias de empresas, desde as de pequeno porte até as grandes corporações. A Pandemia do COVID-19 tornou-se uma grande preocupação de saúde pública mundial, impactando na no desenvolvimento de inovações, na sustentabilidade ambiental e na responsabilidade social, bem como a qualidade de vida das pessoas.
Este estudo tem como questão de pesquisa: quais as relações da Pandemia do COVID-19 com a inovação, as práticas ambientais, as ações sociais e a qualidade de vida de vida das pessoas, na perspectiva das empresas brasileiras? Neste cenário, o estudo tem como objetivo analisar as relações entre a Pandemia do COVID-19, a inovação, as práticas ambientais, as ações sociais e a qualidade de vida das pessoas nas empresas brasileiras, por meio de uma survey aplicada a 2.334 pessoas que atuam em organizações de diferentes portes e segmentos de atuação.
Conforme Salisu et al. (2023), a Pandemia do COVID-19 aumentou os riscos do mercado financeiro, bem como os investimentos alternativos em inovações. Contudo, estudos relatam que a Pandemia está positivamente relacionada a utilização de práticas ambientais nas organizações (Ferrari et al., 2023). No âmbito organizacional, muitas pessoas tiveram que abandonar os seus postos de trabalho em virtude da Pandemia, o que de fato impactou drasticamente a qualidade de vida das pessoas (Endarti, et al. 2022).
O estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, no intuito de mensurar e avaliar as quatro hipóteses de pesquisa, por meio de testes estatísticos (Malhotra, 2012; Hair Jr. et al., 2014). Para a coleta de dados utilizou-se uma survey por meio da aplicação de questionários, para levantar a percepção dos respondentes e testar as possibilidades de causalidade. Nesse sentido, foram utilizadas a análise Fatorial Exploratória (AFE), com a utilização da mensuração de Componentes Principais, e a Regressão Linear Múltipla (RLM), com base nos preceitos de Hair Jr. et al. (2014).
a composição dos construtos, a partir dos dados das variáveis observáveis mensuradas na pesquisa. Os cinco fatores explicam 63,18% da variância total dos dados da pesquisa. A RLM da pesquisa confirmou as quatro hipóteses de pesquisa, com destaque para a H3: A Pandemia do COVID-19 está positivamente relacionada às Ações socias, com um R2 de 55,7% (alta intensidade de influência), já a H1: A Pandemia do COVID-19 está positivamente relacionada à Inovação, apresentou um R2 de 16,6% (baixo poder de explicação).
Com base nos resultados, as hipóteses da pesquisa (H1+; H2+; H3+; H4-) foram confirmadas. A principal contribuição da pesquisa reside na proposição do modelo de mensuração (variáveis observáveis) e o modelo de análise dos dados, com as relações de dependência entre os construtos, bem como da elaboração de quatro construtos de pesquisa (Inovação, Ações Sociais, Qualidade de Vida das Pessoas, e Pandemia do COVID-19) e consequentemente, nas variáveis observáveis, o que poderá ser utilizado em outras pesquisas científicas, contribuindo assim para o avanço da ciência.
Endarti, A.T., Darmawan, E.S., & Indriyati, T. (2022). Why are people in east jakarta having the poor health-related quality of life during the COVID-19 Pandemic? Journal of Public Health and Development, 20(2), 267-281. https://doi.org/10.55131/jphd/2022/200220 Naidoo, R., & Fisher, B. (2020). Reset sustainable development goals for a pandemic world. Nature, 583(7815), 198-201. https://doi.org/10.1038/d41586-020-01999-x Salisu, A.A., Sikiru, A.A., & Omoke, P.C. (2023). COVID-19 pandemic and financial innovations. Quality & Quantity, 57(4), 3885-3904. https://doi.org/10.1007/s11135-022-01540-4