Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC): RELEVÂNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA IMPORTÂNCIA E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Edmir Kuazaqui
- Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Responsável pela submissão

Reumo

A Responsabilidade Social é de significativa relevância na sociedade contemporânea, uma vez que num mundo interconectado e consciente dos desafios e oportunidades socioambientais, existe a necessidade das organizações em assumir um papel representativo para o desenvolvimento econômico e social sustentáveis. A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) deve ir além do cumprimento das obrigações legais e éticas, incorporando também as políticas e práticas que resultem no bem-estar das pessoas, uma sociedade mais justa e a preservação do meio ambiente.
Questiona-se como a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) pode ser aplicada pelas empresas, de forma a obter os melhores resultados econômicos e sociais? A partir deste problema, têm-se como objetivo principal: Identificar as principais impressões de pessoas sobre a RSC. Quanto aos objetivos específicos, têm-se: levantar quais são as principais impressões do mercado em relação a RSC; analisar como a RSC pode ser aplicada em conjunto com o marketing, no sentido de solidificar a imagem e posicionamento competitivo; analisar a RSC de forma contextualizada com o Triple Bottom Line e os ODS.
Conforme Friedman (1970), a responsabilidade social das empresas está focada na geração de lucro para os seus investidores nos parâmetros legais, baseando-se em fundamentos macroeconômicos e aplicados às organizações. Já Carroll (1979), amplia o escopo, estendendo a responsabilidade social também para as questões legais, éticas e filantrópicas. Finalmente, realizadas essas considerações, pode-se definir Responsabilidade Social Corporativa como um conjunto de estratégias que objetivam o bem-estar da sociedade a empresa está inserida, aqui representada por todos os seus stakeholders.
Foi utilizado o método qualitativo de profundidade, Focus Group, no sentido de obter contribuições baseadas nos conhecimentos e experiências dos participantes. Participaram 15 entrevistados, com um roteiro de 15 questões. Bardin (2011) foi utilizado como referência para a análise de conteúdos, procurando compreender os diferentes conteúdos de respostas, obtendo uma melhor consistência por meio de um senso qualitativo equilibrado, face aos conhecimentos e impressões dos respondentes. Foram identificados também termos que podem nortear as campanhas de Marketing.
Ao adotar práticas socialmente responsáveis, práticas éticas, sociais e ambientais, as empresas não apenas cumprem seu papel legal, moral e ético, mas também fortalecem sua imagem positiva e reputação, ganham a lealdade e a confiança dos consumidores e estabelecem relacionamentos duradouros com seus stakeholders, inclusive seus colaboradores internos. Devem estar contextualizadas no planejamento estratégico, influenciando na gestão de recursos estratégicos disponíveis e principalmente fortalecem o seu posicionamento estratégico. O Marketing desempenha fundamental papel neste processo.
A implementação de práticas socialmente responsáveis na vida pessoal e profissional, e que se torne um agente de mudança positiva em seu meio. Pode-se criar um mundo mais sustentável, inclusivo e justo. Novas propostas, negócios, novas formas de pensar que conduzam a uma realidade mais sustentada de desenvolvimento, crescimento e evolução, garantindo a continuidade dos negócios e contribuindo significativamente na sustentabilidade da comunidade: é neste sentido que reside a verdadeira responsabilidade social empresarial. Relações Públicas é a ferramenta para a disseminação de tal propósito.
CARROLL, A.B. A three-dimensional conceptual model of corporate social performance. New York: Academy of Management Review, 1979; ELKINGTON, J. The triple bottom line. Environmental management: Readings and cases, v. 2, 1997; FRIEDMAN, M. The social responsibility of business to increase its profits. New York: The New York Magazine, September 13, 1970; ONU. NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em < https://brasil.un.org/pt-br/sdgs>, s/d. Acesso em 07/09/2023.