Resumo

Título do Artigo

DESTINAÇÃO E APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE PESQUEIROS EM MATO GROSSO DO SUL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Jane Carla da Silva Venites
-
2 - Daniela Althoff Philippi
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAQ - Curso de Administração Responsável pela submissão

Reumo

Ao se tratar de projetos de processo e produto, há a consideração da análise do Ciclo de Vida do Produto (ACV), onde a disposição final de resíduos é tratada, uma vez que a má disposição é prejudicial ao meio ambiente, acarretando poluição no solo, no ar e na água (MEDEIROS; DURANTE; CALLEJAS, 2018). Vilarinho et al, (2017) pontuam aumento no consumo de pescados, o que reforça o aproveitamento dos materiais para a sustentabilidade e o emprego do sistema dos 3Rs. O objetivo é identificar se há aproveitamento dos peixes nas atividades de pesqueiros Aquidauana e Sidrolândia - MS
Há aproveitamento dos peixes nas atividades exercidas por pesqueiros de Aquidauana e Sidrolândia - MS como ação positiva em relação ao meio ambiente? O objetivo é identificar se há aproveitamento dos peixes nas atividades de pesqueiros Aquidauana e Sidrolândia - MS
Os 3Rs evitam que resíduos sejam destinados diretamente para lugares inadequados (VIANA; DANDARO 2018). A Análise do Ciclo de Vida do Produto (ACV) trata desde o seu início do processo produtivo até o descarte do produto no ambiente (WILLERS; RODRIGUES; DA SILVA, 2013). Resíduos produzidos em pesqueiros podem ser transformados em produtos artesanais, contribuindo para que o meio ambiente não seja comprometido com impactos, gerando renda (COSTA et al, 2016).
A abordagem da pesquisa foi predominantemente quantitativa. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e de levantamento. Foram interrogados proprietários e/ou gerentes de pesqueiros de Aquidauana e Sidrolândia – MS, selecionados por meio de amostragem por conveniência. Para a coleta de dados foi aplicado questionário com 18 representantes dos pesqueiros – gerentes ou proprietários – existentes na região, havendo o retorno de 11 questionados. Os dados quantitativos e qualitativos foram organizados em tabelas e quadros e relacionados à teoria.
Cinco dos pesqueiros que participaram da pesquisa não realizam o processo de reutilização dos materiais que são produzidos, porém os outros seis recolhem materiais provenientes das atividades diárias para fins de reutilização. As latas, garrafas plásticas, os alumínios e vidros são destinados a vendas para gerar renda. Já os materiais orgânicos como casca de verduras, legumes e frutas são reutilizados como adubo para plantas. Há também a reutilização de gordura e óleo na cozinha para auxiliar no preparo de alimentos na produção de sabão caseiro.
Os pesqueiros realizam preferencialmente o processo de reutilização dos resíduos que são originados das atividades exercidas, havendo a necessidade de inserção do sistema dos Com relação à disposição final dos resíduos, os descartes ocorrem por responsabilidade dos pesqueiros e por coleta municipal, embora o descarte ocorra por parte dos pesqueiros e pela coleta municipal em ambas situações os resíduos são descartados no lixão dos municípios. Sugere-se a revisão dos serviços dos pesqueiros, com base nos conceitos de ACV e 3Rs.
MEDEIROS, L. M.. DURANTE, L. C. CALLEJAS, I. J. A. Contribuição para a ACV na quantificação de impactos ambientais de sistemas construtivos. Ambientes Construído. v. 18, n.2, p.365-385. 2018. VIANA, E. P. DANDARO, F. Política dos 3Rs aplicada à gestão de resíduos de televisores no município de Franca. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. v. 5, n.9, p.11-131.2018. VILARINHOWILLERS, C. D. RODRIGUES, L. B. DA SILVA, C. A. Análise do ciclo de vida no Brasil: uma investigação nas principais bases científicas nacionais. Produção. v.23, n.2, p.436-447. 2013.