Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE PARA A EXPORTAÇÃO: O CASO DE EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Talita Borges Teixeira
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - Faculdade de Engenharia de Produção Responsável pela submissão
2 - Tayla Ribeiro Montoro
-
3 - Isabely Heiderich Moura
Etec Doutor Renato Cordeiro - UniSalesiano Araçatuba
4 - Yasmin de Sousa Rodrigues
Unisalesiano Araçatuba - Unisalesiano Araçatuba
5 - Adriano Alves Teixeira
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPTL - TRES LAGOAS MS

Reumo

As consequências do aquecimento global e dos impactos ambientais são um chamado claro para a mudança na forma como as empresas, incluindo a indústria de calçados, operam. A sustentabilidade não é mais apenas uma opção, mas sim uma necessidade para a sobrevivência a longo prazo dos negócios e do planeta. A implementação de sistemas de gestão ambiental abrangentes não apenas reduzirá o impacto ambiental da indústria de calçados, mas também pode criar vantagens competitivas significativas em um mercado global em constante evolução.
Este estudo tem como objetivo ressaltar a importância das práticas de sustentabilidade para as exportações e importações de empresas do setor calçadista. Portanto a questão norteadora dessa pesquisa é: “Como” e “quais” práticas sustentáveis estão sendo adotadas por empresas do setor calçadista?
O crescimento contínuo da indústria da moda e sua abordagem insustentável têm causado impactos adversos no meio ambiente (THORISDOTTIR, JOHANNSDOTTIR, 2019). O avanço tecnológico no setor de calçados está cada vez mais levando em consideração as crescentes demandas ambientais. Isso pode resultar na criação de linhas específicas dedicadas à inovação e à adoção de máquinas e equipamentos para reciclagem e tratamento de resíduos (CARLONI et al., 2007). Segundo Silva (2019), a implementação de práticas sustentáveis exerce uma influência positiva na operação de uma indústria e sua competitividade.
Foi realizado um levantamento de dados sobre as principais ações e etapas percorridas por empresas calçadistas para adoção de sustentabilidade para cumprir a agenda 2030, bem como sua influência no comércio internacional. Seguindo a pesquisa qualitativa, um estudo de caso múltiplo foi elaborado para avaliar os possíveis benefícios que uma empresa sustentável voltada para o setor calçadista poderia ter.
Os resultados mostraram que a sustentabilidade pode proporcionar à organização não só estabilidade social, mas também econômica, dependendo unicamente do interesse por parte do administrador, dos gestores internos e demais colaboradores, pois são eles que administram e praticam, respectivamente, as práticas sustentáveis e que, junto do profissional de comércio exterior, podem fazer da empresa uma referência na área e exemplo a ser seguido como cumpridora da agenda 2030, favorecendo-a até mesmo em relação as parceiras comerciais.
Mediante os dados coletados com a entrevista, percebe-se que, sustentabilidade é um assunto muito importante, imediato, irreversível e que está em crescimento, principalmente para o comércio internacional. A preocupação das empresas estudadas quanto ao seu desenvolvimento sustentável está andando a passos longos e em constante evolução, com projetos robustos e de grande impacto social, ambiental e econômico, mas as organizações contam com alguns projetos a serem colocados em prática ainda, e que a empresa A está em um nível mais avançado de práticas.
THORISDOTTIR, Thorey S.; JOHANNSDOTTIR, Lara. Sustainability within fashion business models: A systematic literature review. Sustainability, v. 11, n. 8, p. 2233, 2019. SILVA, Roberto Bruno Pessoa. O comércio exterior do setor de calçados do Ceará: uma análise da dinâmica e da vantagem comparativa no período de 1997 a 2012. 2013. CARLONI, A. R.; COSTA, A. B.; GARCIA, R. Setor de Calçados: Competitividade. Mudança Tecnológica e Organizacional. Brasília: SENAI/DN, 2007