Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA NO NORTE DO PARANÁ.
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Isadora Marcela de Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS JANDAIA DO SUL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Responsável pela submissão
2 - Nathalia Roschildt
-
3 - Giancarlo Lovon-Canchumani
-
4 - Syntia Lemos Cotrim
Universidade Estadual de Maringá - Campus Sede

Reumo

Os resíduos sólidos são produzidos em todas as etapas das atividades humanas e variam em termos de composição e volume, em função de suas práticas de consumo e métodos de produção. O aumento acentuado em sua geração está fortemente relacionado com o progresso técnico-cientifico, principalmente desde a Revolução Industrial (MEDEIROS et al., 2010). Uma mudança para a chamada “economia verde” entre as gerações atuais e futuras da nossa sociedade, depende principalmente da promoção e conscientização da reciclagem dos resíduos (EEA - European Environmental Agency, 2011).
O presente trabalho esboça um plano de gestão de Resíduos Sólidos, para a implantação do sistema de coleta seletiva, em uma Instituição de Ensino Superior Privada na qual ainda não possui um PGRS. O objetivo geral foi elaborar uma proposta da gestão de resíduos sólidos urbanos, com a implantação da coleta seletiva para uma Instituição de Ensino Superior.
Segundo Dias (2009), o processo de conscientização ambiental acarretou o surgimento de inúmeras normas e regulamentos internacionais, assim como órgãos responsáveis pela aplicação e controle desses instrumentos legais, além do surgimento de organizações não governamentais (ONGs) com atuação ambiental, agindo em prol de um desenvolvimento sustentável. Dessa forma, grande parte das empresas iniciam um processo de conscientização ambiental e gerenciamento dos recursos naturais, com especial atenção aos projetos as futuras gerações e os impactos ambientais (DIAS, 2009).
O método de pesquisa adotada para a construção deste Programa de Gestão Ambiental para implantação da Coleta Seletiva considerou as referências bibliográficas disponíveis sobre o tema, o levantamento de dados em pesquisas de campo, a análise destes dados e a proposta de um plano de ação para uma Instituição de Ensino Superior Privada. Este método de pesquisa foi organizado por meio de uma EAP (Estrutura Analítica de Projeto), ferramenta muito utilizada no gerenciamento de projetos.
A implantação de uma Gestão de Resíduos Sólidos justifica-se plenamente na IES, pois segundo Souza (2005), a Educação é a base do desenvolvimento sustentável, sendo ela fornecida para todos os membros da sociedade. Torna-se ainda necessário que o ensino promova atitudes e alcance comportamentos que sejam portadores dessa crescente cultura da sustentabilidade. Nessa lógica, o gerenciamento de resíduos sólidos destaca-se no encontro dessa responsabilidade cidadã, tanto particular como institucional.
Buscando atender ao novo marco legal brasileiro e tornando cada consumidor responsável pelo seu resíduo, conclui-se que para obter sucesso na implantação da coleta seletiva, será necessária a implantação de lixeiras especificas, assim como a capacitação dos profissionais responsáveis de serviços gerais, direção, área administrativa, coordenadores e docentes.
MEDEIROS, M. F. S.; CARVALHO, M. J.S.; MACEDO, B. R. M.; GOMES, M. P. S. PROGIRES- Programa de Gestão Integrada de Resíduos da UFRN. Ministério da Educação- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Superintendência de Infraestrutura, Diretoria de Meio Ambiente e Urbanismo, 2010. EUROPEAN ENVIRONMENTAL AGENCY –EEA. Earnings, jobs and innovation: the role of recycling in a green economy. EEA. Report No 8/2011. Copenhagen, Denmark: European Environmental Agency; 2011. DIAS, R. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2009. 196 p.