Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA EM CIDADES INTELIGENTES: COMPREENDENDO A EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DA BIBLIOMETRIA
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Nathalia Costa Maia
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração UFCG Responsável pela submissão
2 - Alex Bruno Ferreira Marques do Nascimento
-
3 - Kettrin Farias Bem Maracajá
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

Conforme eram realizadas conexões entre desenvolvimento urbano, progresso, inovação e globalização em um contexto complexo, diversos autores, empresas e instituições públicas geram novas definições e perspectivas para o conceito de cidade inteligente (Branchi; Fernandez-Valdivielso; Matias, 2017) devido a sua dinâmica multidisciplinar de abordagem em diversas áreas de pesquisa (Khan et al., 2022.; Karvonen; Cook; Haarstad, 2020; Lytras et al., 2022).
O presente trabalho consiste em descrever o campo que compõe a produção bibliográfica de inovações tecnológicas desenvolvidas em cidades inteligentes que visam a qualidade de vida do cidadão através de buscas realizadas nas bases de dados da Web of Science (WoS) e Scopus. A metodologia se caracteriza por uma bibliometria enquadrando-se como quantitativa exploratória através de um processo de levantamento da produção indexado nas bases de dados selecionados no interstício de 1999 e 2022.
O termo “Cidades Inteligentes” torna-se interdisciplinar uma vez que abraçou definições dependendo de como a palavra “Inteligente”’ era interpretada. Neste sentido e para as discussões do resultado do presente trabalho, embasou-se operacionalmente à premissa da humanização das cidades, através de conjunturas sociais abordadas em trabalhos como (Cocchia, 2014, Yin et al., 2015, Alhalabi, Lytras, Aljohani, 2021) a partir de políticas que sugerem transformações no território ao estimular a efetiva participação dos cidadãos e o esforço e a utilização conjunta humana e tecnológica.
O presente trabalho consiste em descrever o campo que compõe a produção bibliográfica de inovações tecnológicas desenvolvidas em cidades inteligentes que visam a qualidade de vida do cidadão através de buscas realizadas nas bases de dados da Web of Science (WoS) e Scopus. O processo metodológico executado possibilitou identificar 150 documentos alinhados com o tema de pesquisa. Além da seleção de artigos, o presente trabalho descreve estatisticamente, para o portfólio selecionado em análise, a evolução do tema cronologicamente, os artigos, autores e países que se descatam dentro do campo.
Os principais resultados apontam que embora as pesquisas já percebam o cidadão como um ator diferencial no fomento das inovações através da tecnologia nas cidades, o tema necessita de debate relacionado a aplicação técnica da inovação tecnológica sua absorção na comunidade.
Para futuras pesquisas, este estudo propõe que sejam utilizadas outras bases de dados, ampliando os resultados da investigação, bem como a realização de estudos empíricos trazendo a compreensão das diferentes perspectivas presentes nos atores envolvidos no que se entende de qualidade de vida através das inovações tecnológicas propostas no desenvolvimento de cidades inteligentes.
ARIA, M.; CUCCURULLO, C. bibliometrix : An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959–975, nov. 2017. DE FILIPPI, F.; COSCIA, C.; GUIDO, R. From Smart-Cities to Smart-Communities. International Journal of E-Planning Research, v. 8, n. 2, p. 24–44, abr. 2019. KIM, B. et al. A value of civic voices for smart city: A big data analysis of civic queries posed by Seoul citizens. Cities, v. 108, n. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0264275120312890?via%3Dihu b, p. 102941, jan. 2021.