Resumo

Título do Artigo

A união faz a força: reflexos da colaboração intersetorial em uma organização não governamental
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Igor Macêdo Ribeiro de Santana
Universidade de Blumenau - FURB - USP
2 - Ana Paula Pereira dos Passos
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Campus Biguaçu Responsável pela submissão
3 - LUIZ HENRIQUE DA SILVA
Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)

Reumo

Empresas e organizações não governamentais (ONGs) estão respondendo ao crescente apelo por maior responsabilidade social, unindo forças em colaborações intersetoriais direcionadas para questões sociais, econômicas e ambientais, como educação, saúde e sustentabilidade. Essas parcerias estratégicas visam abordar problemas sociais de maneira mais eficaz, reconhecendo que podem trazer benefícios mútuos, incluindo melhorias comerciais e sociais, aproveitando a complementaridade de recursos de ambas as partes.
A pesquisa sobre colaborações entre empresas e ONGs geralmente se divide em duas áreas principais: as motivações para iniciar parcerias e os fatores que criam valor colaborativo. Este estudo se concentra nas implicações dessas parcerias para a gestão das ONGs, contribuindo para a compreensão de como elas lidam com desafios, aprimoram habilidades de gestão e adquirem conhecimento por meio dessas colaborações. Desta forma, este estudo objetivou analisar os reflexos da colaboração intersetorial, por meio do voluntariado corporativo, em uma ONG.
Responsabilidade Social Corporativa (RSC) envolve ações sociais implementadas por empresas com o objetivo de promover o bem-estar social e alcançar vantagens competitivas. Essas ações são motivadas por diferentes fatores, incluindo expectativas de stakeholders, motivações competitivas e conformidade legal. As empresas podem adotar três principais abordagens de RSC: doações, operações internas de apoio a causas sociais e colaborações com ONGs especializadas. A colaboração intersetorial, como o voluntariado corporativo, proporciona benefícios mútuos, como acesso a recursos diversos.
Este estudo é de natureza descritiva, empregando uma abordagem qualitativa e coletando dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa se concentra na colaboração intersetorial entre o Instituto Povo do Mar e a Ambev no programa VOA, destinado a capacitar líderes de organizações sociais em gestão eficaz. As entrevistas foram conduzidas com 6 profissionais em cargos de gestão na ONG, abordando tópicos relacionados à experiência de trabalho na ONG, colaborações com empresas privadas e impactos na gestão da ONG. Os dados foram analisados com a análise de conteúdo.
Os principais reflexos identificados incluem a reestruturação do organograma, a humanização na área de desenvolvimento institucional e uma cultura organizacional fortalecida. Foi implementado um programa de capacitação que resultou em uma equipe de trabalho mais integrada, com diálogos construtivos, um clima harmonioso e condições de trabalho mais seguras e saudáveis. Também observou-se melhorias em áreas como gestão financeira, controle de estoque, captação de recursos e produtividade.
Este estudo oferece contribuições significativas. Primeiramente, ele fornece evidências empíricas dos impactos positivos do voluntariado corporativo, uma forma de colaboração intersetorial, na gestão de ONGs. Em segundo lugar, destaca como essas colaborações podem melhorar a sustentabilidade financeira e o clima organizacional das ONGs. Em terceiro lugar, a pesquisa pode incentivar a promoção de parcerias eficazes entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente a Meta 17.
Shumate, M.; Fu, J. S.; Cooper, K. R. (2018). Does cross-sector collaboration lead to higher nonprofit capacity?. Journal of Business Ethics, 150, 385-399. Berger, I. E.; Cunningham, P. H.; Drumwright, M. E. (2004). Social alliances: Company/nonprofit collaboration. California management review, 47(1), 58-90. Jamali, D.; Keshishian, T. (2009). Uneasy alliances: Lessons learned from partnerships between businesses and NGOs in the context of CSR. Journal of business Ethics, 84, 277-295.