Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA NO PROCESSO DE UMA INDÚSTRIA DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO A FIM DE DIMINUIR A GERAÇÃO DE RESÍDUOS E OS CUSTOS INDUSTRIAIS
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Isadora Marcela de Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS JANDAIA DO SUL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Responsável pela submissão
2 - Giancarlo Lovon-Canchumani
-
3 - Syntia Lemos Cotrim
Universidade Estadual de Maringá - Campus Sede

Reumo

A geração de resíduos, como subprodutos, não importa de que material seja feito, provoca um impacto ambiental, seja em função do processo produtivo, da matéria-prima utilizada, ou da disposição final do produto. Isto faz com que as empresas busquem a evolução de seus métodos de articulação com seus colaboradores, máquinas e com os demais recursos envolvidos e necessários a produção. No atual cenário de competitividade e com o mercado cada vez mais dinâmico e direcionado ao consumidor, emerge a exigência sobre as empresas em constantemente buscar melhorias.
A construção civil é, sem dúvida, a maior fonte geradora de resíduos de toda a sociedade e a falta de efetividade e a inexistência de políticas públicas associadas à falta de compromisso, principalmente dos construtores informais tem provocado uma série de impactos ambientais negativos (CNTL/SENAI-RS, 2007). O objetivo do estudo é a Aplicação da Produção Mais Limpa no processo de uma indústria de pré-fabricados de concreto a fim de diminuir a geração de resíduos e os custos industriais.
A diminuição de riscos de 20 impactos ambientais e a redução de custos na construção civil são fatores que tornam a reciclagem uma prática sustentável para o setor (ÂNGULO; ZORDAN; JOHN, 2001). Esta parte reciclável é atrativa econômica, energética ou ambientalmente (FIGUEIREDO, 1994). Assim, as tecnologias limpas levam a um aumento de produtividade resultante da economia de custos e racionalização dos resultados nos processos produtivos (GETZNER, 2002). A abordagem da Produção mais Limpa visualiza as atividades, diagnostica-as, efetua analises e indaga sempre as causas e os efeitos das ações.
A metodologia utilizada para a pesquisa foi o estudo de caso. Esse estudo se deu a partir de uma ferramenta, o Método da Produção mais Limpa Integrado, desenvolvido por Cotrim (2014), que pretende, em cinco etapas, atender os objetivos dessa pesquisa. O Método PML Integrado proposto por Cotrim (2014) aplicado segue as etapas do PDCA. Depois do Método da Produção mais Limpa Integrado ser aplicado ao processo industrial, os dados obtidos são discutidos e analisados afim de alcançar os objetivos dessa pesquisa.
Analisando os resultados, a meta estabelecida da primeira fase da pesquisa, que era a redução de 60 ton/mês para 24 ton/mês, ou seja 60%, não foi alcançada. Contudo, como a implementação da PML se deu em apenas um setor da empresa, pode-se dizer que a redução de 41,67% na geração de resíduos sólidos de concreto é relevante e condiz com a proposta do método. Outra análise importante a ser observada é que o plano de manutenção autônoma, realizada periodicamente pelos próprios operadores das máquinas, colaboram muito para diminuição da geração de resíduos.
Perante o cenário competitivo do mercado e de contenção de despesas que se exige por parte das empresas, concluiu-se que o estudo de caso implantando o Método de Produção Mais Limpa Integrado foi eficaz no setor de laje alveolar de uma indústria de pré-fabricados de concreto, podendo ele ser estendido para toda empresa, o que pode reduzir ainda mais os custos industriais e contribuir ainda mais para o meio ambiente. Durante o estudo, ferramentas da qualidade auxiliaram no desenvolvimento e implementação do programa na indústria.
CNTL/SENAI-RS. Produção Mais Limpa em Edificações. Departamento Regional do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI, 2007. 88 p. Disponível em: http://www.senairs.org.br . Acesso em: 17/09/2014. ANGULO, S. C.; ZORDAN, S. E.; JOHN, V. M. Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem de Resíduos na Construção Civil. In: IV SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A CONSTRUÇÃO CIVIL – MATERIAIS RECICLÁVEIS E SUAS APLICAÇÕES, São Paulo/SP, 2001. FIGUEIREDO, P. J. M. A Sociedade do Lixo: os Resíduos, a Questão Energética e a Crise Ambiental. Piracicaba/SP.