Resumo

Título do Artigo

O MERCADO DE CARBONO E O AMBIENTE EMPRESARIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE PRÁTICAS ADOTADAS
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - CAMILA SACCOL FROS
UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM
2 - Marceli Adriane Schvartz
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Responsável pela submissão
3 - Lucas Veiga Ávila
- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
4 - Caroline Dalcin Ebert
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5 - Pauline de Lima Sagrilo
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Reumo

As empresas e organizações acabam enfrentando algumas dificuldades para descobrir os métodos e práticas que equilibram as questões econômicas, ambientais e sociais. Fatores como a concorrência de mercado e a demanda da economia de baixo carbono evidenciam a necessidade de modelos de otimização de recursos ambientais. O mercado de carbono passou a ser utilizado como uma estratégia para o desenvolvimento sustentável, e sua comercialização permite que as organizações e empresas possuam uma maior flexibilidade para o cumprimento da legislação ambiental.
Muitas organizações buscam por operações que possuam negócios sustentáveis, neste contexto, este estudo visa verificar as estratégias que as empresas vêm adotando, para exercer uma postura mais consciente em relação às consequências negativas que a mesma causa ao meio ambiente, através de uma revisão sistemática da literatura a partir das bases de dados da Web of Science e Scopus, utilizando como palavras-chave mercado de carbono e ambiente empresarial.
Fatores como o aumento contínuo da população, o acréscimo do padrão de vida, e do consumo de mercadorias, levou ao aumento do consumo de recursos que geram poluição à natureza (TAO et al., 2020). Alguns fatores como a concorrência do mercado e a demanda da economia de baixo carbono, acabam influenciando diretamente na satisfação do cliente, e alguns modelos de otimização estão considerando os fatores ambientais de custo, como um modelo abrangente de otimização de recursos e os impactos dos preços nas emissões de carbono (WU et al., 2022).
Através de uma revisão sistemática da literatura foram catalogados 673 artigos a partir das bases de dados da Web of Science e Scopus. Após a realização das leituras flutuantes e analíticas, ocorreu um processo de exclusão dos trabalhos que não estavam relacionados com a temática, totalizando em 72 artigos finais selecionados. A partir dessa seleção, foi verificado as estratégias que as empresas vêm adotando para enfrentar a realidade atual, no que se refere a necessidade de empregar posturas mais conscientes em relação ao meio ambiente.
Precificar o mercado de carbono no ambiente empresarial não é uma tarefa simples, entretanto pode ser vinculada como um instrumento político de forma que reduza as atividades insustentáveis, buscando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Vê-se que a temática do artigo, relaciona-se a diversas áreas do ambiente empresarial, desde a construção civil, produção de energia, modelos de negócios em cadeias do setor alimentício, como citado anteriormente, assim como inúmeras outras áreas. Entretanto destaca-se a necessidade de aprimorar incentivos, regulamentos e diretrizes para q
Pode-se concluir que a procura por investigar e analisar informações relacionadas ao Mercado de Carbono vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, percebendo com isso, que cada vez mais, as empresas terão que buscar conhecimento relacionado ao tema. Além disso, é perceptível que a produção de informações relacionadas a temática não é geograficamente homogênea, fato que poderá moldar-se, conforme as exigências começarem a serem cobradas. Um bom sistema de gerenciamento de carbono, demonstra que o desempenho ambiental altera a avaliação dos investidores sobre o desempenho financeiro das
Tao, Y.; Wu, J.; Lai, X.; Wang, F. (2020). Network planning and operation of sustainable closed-loop supply chains in emerging markets: Retail market configurations and carbon policies, Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, Volume 144, ISSN 1366-5545. Ott, C., Schiemann, F. (2022) The Market Value of Decomposed Carbon Emissions (May 18, 2022). Journal of Business Finance & Accounting; available at https://doi.org/10.1111/jbfa.12616