Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES NO ASSENTAMENTO PIÚVA V EM DOIS IRMÃOS DO BURITI – MS
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luiz Felipe de Lima Quinhonez
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAQ - UFMS/CPAQ Responsável pela submissão
2 - Lucas Cartes Gavilan
-
3 - Gercina Gonçalves da Silva
- Campus de Aquidauana

Reumo

O presente artigo relata a importância do desenvolvimento sustentável e gerenciamento de resíduos sólidos em âmbito rural, abrangendo como a má gestão dos resíduos produzidos podem acarretar impactos negativos no meio socioambiental, sabendo que nesse ambiente há uma falta de coleta seletiva e conscientização. Propondo assim que seja empregado os objetivos do desenvolvimentos sustentável para que haja minimização dos impactos e propague politicas eficientes.
O artigo teve como objetivo realizar uma pesquisa sobre o conhecimento dos moradores de uma comunidade rural ao que se refere à sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e o destino final dos resíduos sólidos e lixos domésticos produzidos pelas famílias do Assentamento Piúva V em Dois Irmãos do Buriti – MS, e a exposto a problemática desse artigo é: Qual o grau de conhecimento dos moradores sobre as questões de gerenciamento de resíduos sólidos e desenvolvimento sustentável?
O relatório de Brundtland (1988), descreve a metas para se obter o desenvolvimento Sustentável, utilizado como objetivo para minimização dos impactos no meio socioambiental. O objetivo 11 ( cidade e comunidades sustentáveis) , entrelaçam com o objetivos da Constituição Federal Brasileira de (1998), que propõe que todos tem o direito de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. E as praticas a serem adotas em relação ao manejo do resíduos segue-se de acordo com Funasa (2020).
A pauta do estudo teve uma abordagem do problema qualitativa, com proposito de obter mais conhecimento e aprofundamento do tema. Para a coleta de dados um questionário aplicado com questões relevantes ao tema pressuposto. Através do resultado, constatou-se que a maior parte dos resíduos sólidos tem uma destinação inadequada que não se aplica as normas básicas de prevenção à poluição ambiental.
Como resultada da pesquisa e comparações com pesquisa de outros autores, pode se atingir o objetivo do artigo e propor ações que inibem os impactos no meio ambiente como promoção de adubos orgânicos, seleção de resíduos e reciclagem. Também identificando quais eram os agentes que dificultam para que se não atinja os objetivos da sustentabilidade, assim, junta das questões foi aplicado uma breve conscientização do manejo e dos impactos do gerenciamento correto do resíduos.
A pesquisa demostrou a importância de haver um Desenvolvimento Sustentável e Gerenciamento de resíduos sólidos eficiente, e o processo de sustentabilidade tem benefícios positivos no meio socioambiental, e o que os entraves identificados serviram para que fosse propostos ações e conscientização em relação as praticas corretas de gerenciamento de resíduos, mostrando também que a ausência de politicas publicas acarretam em praticas incorretas, assim danificando o meio ambiente.
BRASIL. Lei Nº 12.305: de 02 de agosto de 2010. Brasília, DF: Congresso Nacional, 2010.,COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso futuro comum Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1988.,FUNASA. Fundação Nacional de Saúde. Caderno Didático/Técnico para Curso de Gestão de Manejo de Resíduos Sólidos em áreas rurais do Brasil. Brasília – DF. 2020.,KOBAYASHI, L. et al. NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS NO BRASIL COM REGIÕES CONTINENTAIS E OUTROS PAÍSES. FACEF Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão