Resumo

Título do Artigo

MULHERES DE CORPO E ALGA: UM EMPREENDEDORISMO INOVADOR, SUSTENTÁVEL E SOCIAL
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - ELIVELTO DA SILVA LIMA
Universidade Federal do Ceará - UFC - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA FEAAC Responsável pela submissão
2 - Thamara Marcos dos Santos
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
3 - Paulo Henrique Gomes de Oliveira Sousa
Universidade Federal do Ceará - UFC - Instituto de Ciências do Mar

Reumo

Há um crescente interesse na promoção do empreendedorismo e da inovação sustentável como ferramentas-chave para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades locais. Neste contexto, o projeto Mulheres de Corpo e Alga da Barrinha de Icapuí, uma comunidade do litoral leste do Ceará, surge como um exemplo inspirador de como o empreendedorismo sustentável pode transformar vidas e contribuir para a preservação do meio ambiente. Traz-se por objetivo geral identificar as características sustentáveis trabalhadas no projeto Mulheres de Corpo e Alga e seus impactos socioeconômicos.
Referendando-se o potencial transformador de uma iniciativa de empreendedorismo sustentável, desenvolvido a partir da comunidade, busca-se compreender o questionamento dessa pesquisa: Quais os impactos socioeconômicos do projeto Mulheres de Corpo e Alga, sob a perspectiva da sustentabilidade e da inovação? Busca-se, por meio dos objetivos, relatar as características sustentáveis do beneficiamento das algas e processos produtivos, assim como identificar impactos socioeconômicos do projeto Mulheres de Corpo e Alga para o desenvolvimento local.
É válido ressaltar que a conscientização ambiental ocorre paralelamente ao aumento de denúncias sobre a contaminação no meio ambiente (DIAS, 2006). Para Martine e Alves (2015) o desenvolvimento sustentável está embasado no tripé do social, ambiental e econômico. O projeto em questão foi concebido e implementado pela Fundação Brasil Cidadão, por meio do programa "De Olho na Água", que ofereceu treinamento às mulheres da comunidade, capacitando-as a transformar algas marinhas em alimentos, sabonetes líquidos, sabonetes em barra, xampus e hidratantes.
Neste trabalho buscou-se compreender as atividades econômicas no se refere ao empreendedorismo social, inovação e sustentabilidade, aliados ao turismo e a forma como esta atividade se instala, podendo beneficiar ou não as comunidades. No que diz respeito à abordagem, de acordo com a classificação sugerida por Sampieri, Collado e Lucio (2013), este estudo é identificado por uma perspectiva qualitativa. Tal perspectiva tem como objetivo a disseminação das informações, visando compreender o objeto de estudo em seu contexto habitual, sem fazer generalizações dos resultados.
Pode-se compreender que o impacto do projeto, com o desenvolvimento técnico de seus participantes, pôde-se consolidar-se como um complemento de renda e com respeito ao meio-ambiente. É importante alinhar que o principal consumidor apontado pelos participantes são os turistas que visitam a praia da Barrinha. O projeto representa um importante instrumento de desenvolvimento social e preservação do patrimônio, que pode e deve ser multiplicado entre comunidades para a sobrevivência econômica, social e ambiental dos diversos povos do litoral e interior cearense (FUNDAÇÃO BRASIL CIDADÃO, 2023).
Este trabalho buscou analisar os impactos socioeconômicos do projeto Mulher de Corpo e Alga, sob a perspectiva da sustentabilidade e da inovação. Conclui-se que os fatores do projeto impactam diretamente na qualidade de vida dos participantes, representando um instrumento de desenvolvimento social e preservação do patrimônio social e cultural. A pesquisa contribui ao investigar o impacto do projeto na capacitação e empoderamento das mulheres da comunidade. Contribui para a discussão das experiências do projeto para a criação de políticas, visando o estímulo de projetos semelhantes.
DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2006. DUFAYS, F.; HUYBRECHTS, B. Connecting the dots for social value: a review on social networks and social entrepreneurship. Journal of Social Entrepreneurship, v. 5, n. 2, p. 214-237, 22 de Mayo. 2014. SILVA, G. C. C. Microcrédito e empreendedorismo feminino. Chave para a superação das desigualdades no mundo do trabalho. In: XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad de Buenos Aires. 2009.