Resumo

Título do Artigo

Modelo multicritério para avaliar o desempenho de Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Dilma Silva Santos
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Centro de Humanidades Responsável pela submissão
2 - Fernando Schramm
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Profa. Dra. Vanessa Batista Schramm
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Engenharia de Produção

Reumo

A implementação da Agenda 2030 contempla 17 objetivos, conhecidos como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No que diz respeito à eficácia das instituições, este assunto é detalhado em três incisos do ODS 16: (16.6) desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis; (16.7) garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis; e (16.8) ampliar e fortalecer a participação dos países em desenvolvimento nas instituições de governança global.
Gestores públicos enfrentam grandes dilemas nos processos de avaliação do desempenho das instituições: (i) existência de múltiplos indicadores de desempenho, alguns deles conflitantes entre si; (ii) existência de um grande número de departamentos para avaliar; (iii) ausência de um sistema de avaliação de desempenho padronizado que permita informar quais são os melhores ou os piores departamentos com vistas a criação de políticas de incentivos e/ou investimentos; (iv) conflito entre as partes interessadas.
A Tomada de Decisão Multicritério ou Apoio à Decisão Multicritério (MCDM/A possui um conjunto de técnicas que servem para analisar, de forma estruturada e rigorosa, um conjunto de opções disponíveis (alternativas) considerando um conjunto de critérios pré-definidos, que representam os objetivos relacionados ao contexto de decisão, podendo alguns deles serem conflitantes entre si. Tais técnicas podem ter grande utilidade nos processos decisórios em empresas públicas, por considerarem situações em que as decisões precisam se pautar por critérios técnicos, objetivos e transparentes.
Com o interesse de apoiar a tomada de decisão dentro das organizações públicas, especificamente nas IFES, esta pesquisa é empírica, pois aplica um modelo multicritério AHP para avaliar o desempenho das IFES tomando como referência o Acórdão nº 461/2022 proposto pelo TCU. Para a etapa da coleta de dados foram utilizados dois tipos de pesquisa: bibliográfica e documental. A revisão de literatura se propôs a conhecer o estado da arte e compreendeu artigos publicados em periódicos científicos indexados nas bases Web of Science™ Core Collection (WoS) e Periódicos Capes.
Os resultados apontam uma IFES que possui ótimo desempenho em Graduação, seguido de Pesquisa e Pós-Graduação. No entanto, esse desempenho é bastante desigual entre os 11 centros avaliados, no máximo cinco obtiveram bom desempenho. Mas foi em Inovação, e Assistência Estudantil que a IFES obteve os piores desempenhos, juntas somam apenas três centros com resultados significativos. A aplicação do AHP para avaliar o desempenho da IFES mostra-se alinhado ao artigo 16 dos ODS que visa desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes.
O Decisor, poderá de forma mais segura, transparente e consistente planejar estrategicamente ações políticas internas sejam elas administrativas ou de investimento para os centros, considerando o desempenho dos mesmos segundo as áreas finalísticas graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e assistência estudantil.
ARBOLINO, Roberta et al. The evaluation of sustainable tourism policymaking: A comparison between multicriteria and multi-objective optimisation techniques. Journal of Sustainable Tourism, v. 29, n. 6, p. 1000-1019, 2020.DOUMPOS, Michael; COHEN, Sandra. Applying data envelopment analysis on accounting data to assess and optimize the efficiency of Greek local governments. Omega, v. 46, p. 74-85, 2014. FRANCO, Luis A.; MONTIBELLER, Gilberto. Problem structuring for multicriteria decision analysis interventions. Wiley encyclopedia of operations research and management science, 2010