Resumo

Título do Artigo

ADOÇÃO OU NÃO? EIS A QUESTÃO! ADOÇÃO DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NA MICRO E PEQUENA EMPRESA: UMA ANÁLISE EM UM CONTEXTO DE CRISE.
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Juliana Alves Campos
- São Crstóvão Responsável pela submissão
2 - Rosângela Sarmento Silva
Universidade Federal de Sergipe - Universidade Federal de Sergipe -UFS
3 - Tércia Leocádio Temóteo
Universidade Federal de Sergipe - São Cristóvão

Reumo

A inovação é responsável pelo progresso econômico da sociedade e uma importante fonte de vantagem competitiva para as organizações (DE CONTO et al, 2016; HOSSAIN, 2020; SCHUMPETER, 1934). Contudo, para que a inovação atinja seu propósito, qual seja, alcançar um maior número de adeptos no menor espaço de tempo possível (ROGERS, 2003), faz-se necessário compreender como ocorre a difusão da inovação, considerando-a não só como uma etapa essencial, mas também como parte incindível do processo (HALL, 2005).
Quais as relações entre a adoção de inovações nas organizações e a competitividade das micro e pequenas empresas durante o período de crise decorrente da Covid-19 sob a perspectiva do modelo organizacional de Rogers (1983; 2003)?
Autores como Pulgarín-Molina e Guerrero (2017) comprovam em seus trabalhos, que a inovação é um agente responsável pelo progresso econômico e social de determinada comunidade e uma importante fonte de vantagem competitiva para as organizações (SCHUMPETER, 1934). Entretanto, como observa Hall (2005, p 02), “sem difusão a inovação teria pouco impacto social e econômico”.
Como método de pesquisa, foi realizado um estudo descritivo de natureza quantitativa com 162 MPEs do segmento alimentício. Os dados coletados foram tratados por meio de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais.
pode-se inferir que duas das quatro hipóteses elaboradas - H2 e H4 - não alcançaram uma correlação satisfatória no teste t Student e, por isso, não foram confirmadas. Já as hipóteses H1 e H3, por sua vez, satisfizeram a todos os parâmetros preconizados por Hair Jr et al. (2009) e Ringle et al (2014), indicando que, para a amostra consultada nesta pesquisa, há uma relação positiva entre os construtos das hipóteses H1 e H3.
Concordando com pesquisas recentes publicadas após a crise pandêmica ser deflagrada no início de 2020, tais como os trabalhos de Urbaníková et al. (2020), Porem e Kunsch (2021), Pedrosa (2020), dentre outros, os resultados evidenciaram que, de acordo com os 162 gestores consultados nesta pesquisa, há uma relação positiva entre a adoção de inovações e a competitividade das MPEs, no contexto da crise pandêmica ocasionada pela Covid-19.
BACKES, D. A. P. et al. Os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre as organizações: um olhar para o futuro. IJSM - Iberoamerican Journal of Strategic Management - São Paulo, v. 19, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2020. BARTIK A. W. et al. The impact of COVID-19 on small business outcomes and expectations. PNAS, v. 117, n. 30, p. 17656–17666, jul. 2020. CAMPOS, J. A. et al. A influência das abordagens estratégicas frente ao ambiente financeiro no período da pandemia da covid-19: uma análise sob a ótica das MPEs de Aracaju, Sergipe. XXII ENGEMA - São Paulo, p. 01-16, nov. 2020.