Resumo

Título do Artigo

CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS GASTOS PÚBLICOS AMBIENTAIS: UM ENSAIO TEÓRICO
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - THIAGO COSTA HOLANDA
Universidade Federal do Ceará - FEAACS
2 - NATALIA VARELA DA ROCHA KLOECKNER
- PPGA/FEAUSP & CCSA/Universidade Presbiteriana Mackenzie
3 - Felipe Moura Oliveira
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC Responsável pela submissão

Reumo

Um dos instrumentos importantes para combater a degradação ambiental é o investimento público. Os gastos públicos podem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento sustentável, promovendo a transição para uma economia de baixo carbono, financiando pesquisas em tecnologias verdes, incentivando práticas sustentáveis e investindo em infraestrutura resiliente ao clima. Assim, os gastos públicos podem influenciar a trajetória de desenvolvimento de um país, incentivando a sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Tem-se que o desenvolvimento sustentável explora os recursos naturais, para consumo e produção, gerando padrões de crescimento que podem levar a desequilíbrios ambientais perigosos, como a perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e a degradação da terra (ARORA, 2019). Os gastos públicos podem ser direcionados para uma variedade de iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável, como a proteção ambiental, a educação, a saúde e a infraestrutura (WÓJTOWICZ; SZO?NO-KOGUC; BRAUN, 2021). Contudo, as metodologias de mensuração visam amenizar esses impactos ambientais (ONU, 2016).
A contabilização e mensuração dos custos ambientais é um campo complexo e em evolução, com muitos desafios metodológicos e práticos a serem superados. No entanto, o esforço é necessário e urgente, dado o papel crítico que o investimento público desempenha na mitigação e adaptação às mudanças climáticas e outros desafios ambientais. A adoção de uma metodologia consistente e abrangente para agregar gastos nacionais e internacionais fornecerá uma base sólida para avaliar o progresso, responsabilizar governos e informar a tomada de decisões de política ambiental em níveis local, nacional e global.
ARORA, N. K. Impact of climate change on agriculture production and its sustainable solutions. Environmental Sustainability, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 95–96, 1 jun. 2019. WÓJTOWICZ, K. A.; SZO?NO-KOGUC, J. M.; BRAUN, J. The Role of Public Spending in CO2 Emissions Reduction in Polish Regions: An LMDI Decomposition Approach. Energies, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 103, 23 dez. 2021. ONU. Global Sustainable Development Report. 2016. Disponível em: https://sdgs.un.org/publications/global-sustainable-development-report-2016-edition-gsdr-2016-18033. Acesso em: 10 set. 2023.